Linhas Compartilhadas no Asterisk :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Linhas Compartilhadas no Asterisk




Tecla de Funcionalidade de Sistema - Visualizações de Linha Compartilhada

O Russell da Digium postou no seu blog, em Março de 2007, o seguinte conteúdo a cerca do suporte de linhas compartilhas no Asterisk. Endereço do Blog do Russell: http://www.asterisk.org/blog/8 e esse conteúdo pode ser acessado em http://www.asterisk.org/node/48342. Nesse tutorial ele fez um apanhado geral de como essa funcionalidade se insere no contexto da árvore 1.4 do Asterisk. No arquivo sla.pdf que acompanha os fontes do Asterisk, esse assunto é mais detalhado. Espero que nos próximos dias eu possa publicar aqui o conteúdo do referido documento.

Cléviton Mendes de Araújo



Emulação de Linhas Compartilhadas no Asterisk

O termo "shared lines" ou linhas compartilhadas no Asterisk quer dizer implementação de funcionalidade para se ter uma visualização de linha sobre um telefone que mapeia para um tronco. Por conseguinte, múltiplos telefones podem ter uma visualização da "line1" que é mapeada para um tronco SIP, por exemplo. Assim, quando algum telefone está usando essa linha, a linha mostra-se em uso em todos os demais telefones.

Assim, depois de demanda suficiente por essa funcionalidade, nós decidimos que implementaríamos isso fazendo de uma forma a montar um sistema Asterisk para funcionar igual a um sistema tecla. Havia uma versão desse suporte no Asterisk 1.4.0. No entanto, isto não funcionava realmente. Assim, antes da versão 1.4.1 ser liberada, eu reescrevi completamente o suporte SLA para o Asterisk. Agora, isso funciona!

A implementação dessa funcionalidade no Asterisk foi um desafio interessante. No caso de PABX analógico tradicional, existe linhas físicas de telefones que podem ser mapeadas para linhas no telefone. Contudo, no caso do Asterisk, o "tronco" no sistema de tecla pode ser uma linha analógica FXO, ou outro tipo de canal Asterisk, como uma conexão a uma operadora SIP. Portanto, todas as conexões entre troncos e stations são todas "virtuais".

Permita-me tentar explicar um pouco de como esse recurso funciona...

Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.