Vale aqui alguns comentários iniciais para quem vai ler esse tutorial ...
Aqui está o conteúdo completo sobre monitoração de linhas compartilhadas, ou simplesmente SLA - é a contração que vem do inglês de "Shared Line Appearances", no Asterisk, conforme consta no arquivo /doc/sla.pdf no diretório dos fontes do Asterisk, escrito pelo Russell da Digium. É com esse recurso do Asterisk que torna possível a implementação de funcionalidade do tipo chefe-secretária, entre outras.
É sempre bom lembrar aos iniciantes, para que essa funcionalidade possa funcionar perfeitamente é necessário que os aparelhos telefônicos IP com o SIP possam dar suporte completo a mesma, o que depende da implementação no firmware de tais aparelhos das RFC´s adicionais do SIP. Portanto, a implementação completa dessa funcionalidade no Asterisk depende diretamente do aparelho IP.
Para tanto, é bom fazer uma pesquisa de mercado para ver os fabricantes e modelos que dão suporte a tal funcionalidade. Tenho conhecimento que modelos dos fabricantes Polycom, Aastra, Snom, Thomson, Linksys e GrandStream dão suporte a mesma com o Asterisk. Naturalmente são modelos de medianos para os top's de linhas desses fornecedores. Certamente, devem existir outros fabricantes. É consultar o mercado.
Se pretende tão somente ter uma idéia sobre esse recurso leia "Linha compartilhadas no Asterisk" aqui mesmo nesse blog, uma versão resumida desse tutorial.
1 Introdução
A funcionalidade “SLA” no Asterisk foi pensada para permitir a uma instalação que emula um sistema de teclas simples. Ele usa as várias camadas de abstração já embutidas no Asterisk para emular funcionalidade de sistema de tecla ao longo de vários dispositivos, incluindo canais IP´s.
2 Configuração
2.1 Sumário
Um sistema SLA é constituído de troncos e aparelhos virtuais mapeados para dispositivos Asterisk reais. A configuração para tudo isso é feito em três diferentes arquivos: extensions.conf, sla.conf e o arquivo de configuração especifico do canal como sip.conf ou zapata.conf.
2.2 Dialplan
A implementação SLA pode gerar automaticamente o dialplan necessário para operação básica se a opção “autocontext” estiver definida como troncos e aparelhos no arquivo sla.conf. Contudo, como referência, aqui está um dialplan gerado automaticamente para ajudar na montagem customizada do dialplan para incluir outras funcionalidades, como voicemail (3.2).
Contudo, observe que existe um pouco de configuração adicional necessária se o tronco for um canal IP. Isso será discutido na seção que fala sobre troncos (2.3).
Existem extensões para chamadas entrantes para um tronco específico, o qual executa a aplicação SLATrunk, bem como para as chamadas entrantes vindas de um aparelho, o qual executa a aplicação SLAStation. Observe que existem múltiplas extensões para chamadas entrantes vindas de um aparelho. Isso é porque o sistema SLA precisa saber se o telefone apenas saiu do gancho, ou se o usuário pressionou um botão linha específico.
Também observe que existe uma prioridade hint para cada linha de cada aparelho. Isso permite que o sistema SLA controle cada led individual de cada telefone para garantir que ele mostra o estado correto da linha. Os telefones precisam fazer um subscribe ao estado de cada uma das suas linhas monitoradas.
Favor consulte a seção de exemplos para ver uma amostra completa de dialplan para SLA.
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