Qualidade de Serviço Com Asterisk :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Qualidade de Serviço Com Asterisk



Qualidade de Serviço na Rede IP


Um dos pontos que considero mais importante quando da instalação de sistema de voz na rede IP, é o mecanismo que rede IP possui de dar prioridade a determinados serviços em detrimento de outros. E quando se trata de aplicações de tempo real, esse é um fato crítico nas premissas de projeto. É o que acontece com as aplicações de voz sobre IP. Todo sistema de telefonia IP precisa considerar a qualidade de serviço como fator primordial no dimensionamento do sistema. Com o Asterisk não poderia ser diferente, já que ele é também, por excelência, um PABX IP para funcionar puramente no mundo das redes TCP/IP.


Dando a sua relevância, pelo menos para mim, por isso que eu posto a seguir o item 2.1.5 do documento ‘asterisk.pdf’ que acompanha o código fontes, intitulado “Qualidade de Serviço na Rede IP”.




Introdução


O Asterisk suporta diferentes parâmetros de QoS no nível de aplicação para vários protocolos seja na sinalização quanto na mídia. O byte Tipo de Serviço (TOS) pode ser definido nos pacotes IP saintes para vários protocolos. O byte TOS é usado pela rede para fornecer nível de Qualidade de Serviço (QoS) mesmo quando a rede estiver congestionada com outro tráfego.


Também o Asterisk sobre o Linux pode definir marcas de CoS 802.1p em pacotes VLAN para todos protocolos VoIP usados. Isso é útil quando você estiver rodando em ambiente com switch. De fato, o Asterisk define somente a prioridade para o socket Linux. Para fazer o mapeamento dessa prioridade de socket Linux para a marcação de CoS na VLAN, você precisa usar esse comando:


vconfig set_egress_map [vlan-device] [skb-priority] [vlan-qos]


Esse comando será objeto de um tutorial específico que vou escrever à cerca do seu uso.


Na tabela mostrada adiante todos os canais de voz e outros módulos do Asterisk que suportam configurações de QoS para o tráfego de rede e o tipo de tráfego no qual pode haver configurações de QoS.


Drivers de Canais (Channel Drivers)

Drivers\Tipo Pacote

Signaling

Audio

Video

Text

chan_sip

+

+

+

+

chan_skinny

+

+

+


chan_mgcp

+

+



chan_unistim

+

+



chan_h323


+



chan_iax2

+






Outros

dundi.conf

+ (parâmetro tos)

iaxprov.conf

+ (parâmetro tos)



> Valores do TOS IP ...



Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.