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sexta-feira, 3 de abril de 2009

Visualização de Atividade de Linha Compartilhada






Visualização de Atividade de Linha Compartilhada

Fonte: http://www.voip-info.org/wiki/view/Asterisk+SLA, em 12/12/2007


Shared Line Appearances (SLA) permitem a você colocar uma ligação na espera em um dado aparelho e recuperá-la de forma fácil em outro aparelho. SLA é também conhecido como SCA (Shared Call Appearance). Você pode se juntar à conversação existente pressionando o botão da linha correspondente. Tipicamente, os telefones vão ter botões dedicados com LED’s dispostos sobre si para cada uma das linhas compartilhadas.

Bridged Line Appearance (BLA) permite que múltiplos dispositivos compartilhem um único número de diretório (não implementado ainda no Asterisk e, portanto, não descrito aqui).



Appearance é a palavra da língua inglesa que se refere: ao estado, a condição, a impressão, ao aspecto exterior, a aparência, ou a indicação do modo como uma pessoa ou alguma coisa se apresenta. Aqui no contexto de telefonia Appearance possui o significado do mecanismo de monitoração do estado/situação (se ringando, disponível, indisponível, na espera, ocupado) de outros usuários (ramais) do sistema que seja do interesse de um determinado usuário. Esse recurso é implementado através de led´s dispostos sobre o seu aparelho telefônico que sinalizam/indicam para esse usuário sobre os estados daqules outros usuários (ramais) monitorados.



Isso parece ser uma questão de gosto – e da expectativa do usuário baseado nos antigos sistemas de telefonia – se você preferir a abordagem SLA/BLA, ou se você preferir seguir a abordagem usando os recursos BLF/transferência/ estacionamento/hint que são mecanismos mais típicos do Asterisk e os dos dispositivos SIP. Em geral, SLA somente funcionará bem somente se estiver disponível um número muito limitado de linhas.


Detalhes
Junho 2007
P: Como eu transfiro de extensão SLA para outra extensão não definido no arquivo sla.conf?

R: Não existe nenhum conceito de transferência em uma instalação SLA. A forma tradicional de fazer isso seria colocar uma chamada na espera e pedir a outra pessoa para pegar essa linha (dê uma olhada no bug 9459).

Janeiro 2007 (Quando do lançamento do Asterisk 1.4.0)
P: Kevin consegue fazer uma descrição rápida do que é shared lines (em oposição a extensões compartilhadas)?

R: O recurso Shared Line Appearance é essencialmente equivalente ao key system. Botões nos telefones são mapeados para troncos de linhas reais e reflete o status destas linhas tronco, incluindo a capacidade de poder se junta a ela (conferência), reter a ligação e recuperá-la em outro telefone, etc.

As Extensões Compartilhadas (Shared Extensions) são diferentes... Embora exista um monte de similaridades e ainda que possamos ser capazes de usar nosso código SLA para conseguir implementar Extensões Compartilhadas, não é algo ainda na qual estamos trabalhando atualmente.

P: Beleza! Mas o que eu faço quando a extensão 3 estiver sendo usada em um telefone, o outro possa ver seu status, e quando a extensão for colocada na espera então ela consiga ser recuperada no outro telefone apenas apertando o botão correspondente a linha em questão?

R: Nós não damos suporte para extensão compartilhada. Você pode ter o status de ocupado/ tocando em outro telefone usando o mecanismo hints, embora tal recurso não funcione muito bem se o botão de linha no telefone for usado para uma indicação de linha real.

Em outras palavras... O Asterisk atualmente não tem o que você deseja.



Implementações Usando Aparelhos do fornecedor SNOM


Soluções Chefe–Secretária Similares sem SLA

Nós estamos rodando uma instalação Asterisk (1.2) com aproximadamente 80 telefones SNOM (300,320,360). Agora nós temos a demanda por uma configuração especial do tipo chefe - secretária para alguns ramais. Uma vez que SLA não está disponível na versão Asterisk 1.2. Eu gostaria de saber como implementar isso...

O que precisamos é que o gerente possa decidir se ele deseja pegar ou não as ligações. Se ele não desejar, ele precisar ter a possibilidade de redirecionar todas as ligações entrantes para a sua secretária. A secretária por si atende todas as ligações e decide se a ligação é importante o suficiente para passar ao gerente. Se for então, ela transfere a ligação ao gerente. Assim a secretária pode filtrar as ligações para o gerente...

A única forma que eu pude imaginar até o momento é via um redirecionamento usando o AstDB no ramal do gerente. Os telefones dos gerentes têm duas linhas diferentes – a oficial e uma secreta somente para uso da secretária...


A instalação mais óbvia para atender essa demanda seria:
- ter contas SIP, por exemplo, sip123 associada ao telefone da secretária. E as contas SIP sip456 e sip789 associadas ao telefone do gerente.
- e um número "oficial/público/DDR" de ramal para o gerente que poderia ser "4321". Portanto:


exten => 4321,1,Dial(SIP/sip123&SIP/sip456)


Tocaria tanto o telefone da secretária quanto o telefone do gerente com a identificação "pública" (o que muito provavelmente poderia se ter um tom de sirene diferenciado para identificar essa chamada "privada"). Você desejaria também um ramal "privado" igual a:

exten => 4901,1,Dial(SIP/sip789)


para a secretária poder alcançar o gerente.


Algumas idéias: O parâmetro callerid tanto para a secretária quanto para o chefe deveria ser "4321", não importando através da qual linha o chefe vai escolher ligar pra fora.

- Não escolha números privados óbvios, como 4321 e 4322;
- Você pode escolher ainda um número "real longo", que é apenas disponível somente aos telefones internos, e colocá-los em um botão speeddial no telefone da secretária.


Se você deseja que o gerente não possa ser seletivamente perturbando por ligações de "números públicos", mas somente pela secretária dele, alguma lógica com o AstDB poderia entrar em cena. Isso pode ser altamente dinâmico, ou você simplesmente configura algumas ramais na mão para fazer exatamente isso:

exten => 770/4321,1,Set(DB(list/4321)=SIP/sip123&SIP/sip456)
exten => 770/4321,2,Playback(feature-donotdisturb-off)
exten => 771/4321,1,Set(DB(list/4321)=SIP/sip123)
exten => 771/4321,2,Playback(feature-donotdisturb-on)
exten => 4321,1,Dial(${DB(list/4321)})


Assim, tanto o chefe quanto a secretária podem ativar a função DO-NOT-DISTURB discando 771 e para desativá-la disca 770. Apenas como um exemplo; escolha aqueles códigos em uma faixa que não esteja em uso como ramais; na minha configuração, a numeração interna 2*/3*/4*/5*/6* são para dispositivos SIP, dispositivos OOH, dispositivos IAX etc. e ramais temporários, 8* sendo para aplicações (como o número 888, da aplicação hora certa), 9* experimental e 0* para chamadas PSTN como nos anos 80! Rsrs!. De alguma forma uma função (desviar para o VoiceMail, um atraso em segundos pode ser definido a partir de qualquer telefone, entre 0 e 60 segundos) está disponível aqui como 811x. Escolha o que melhor lhe adequar.


Claro, alguém pode imaginar também que o número do telefone do gerente NÃO toque na secretária enquanto o gerente estiver lá e pronto para atender ligações – apenas edite as linhas 770/771 (ou adicione 772 para esta função). Neste caso, a secretária poderia fazer uso de um número de ramal pra ela, já que o telefone dela também possui várias linhas, então porque não?.


Funcionalidade adicional: Use 'hint' combinado tanto com app_devstate (de bristuff para os Asterisk 1.2 e 1.4) ou func_devstate (nativa no Asterisk 1.6 ou adicionar essa funcionalidade da versão 1.6 no Asterisk 1.4) para acender e/ou apagar um LED de botão para a extensão 770/771. Dessa forma, tanto gerente quanto assistente tem uma indicação visual direta do status do telefone, ou seja, se todas as ligações serão "redirecionadas" ou não para a secretária.




Leituras aqui no site que complementam esse tutorial:
http://clevitonmendes.blogspot.com/2008/07/linhas-compartilhadas-no-asterisk.html
http://clevitonmendes.blogspot.com/2008/07/sla-no-asterisk-14.html
http://clevitonmendes.blogspot.com/2009/04/asterisk-presence.html
http://clevitonmendes.blogspot.com/2009/07/sip-subscriptions-blinking-lamps.html







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