RFC 3261 Português Página 23 :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

RFC 3261 Português Página 23

RFC 3261            SIP: Session Initiation Protocol           Junho 2002
conjunto de proxy's que precisam ser visitados ao longo do caminho (presente no campo cabeçalho Route). Um proxy em conformidade com esses mecanismos também é conhecido como roteador solto.
Message: Dados enviados entre elementos do SIP como parte do protocolo. Mensagens SIP são ou requisições ou respostas.
Method: O método é a função primária que uma requisição é pensada para invocar um servidor. O método é transportado na própria mensagem requisição. Métodos de exemplo são INVITE e BYE.
Outbound Proxy: Um proxy que recebe requisições de um cliente, ainda que ele não possa ser o servidor resolvido pelo Request-URI. Tipicamente, um UA é configurado manualmente com um Proxy sainte, ou pode aprender sobre algum por meio de protocolos de auto-configuração.
Parallel Search: Em uma consulta paralela, um proxy lança várias requisições para possíveis localizações de usuário após receber uma requisição entrante. Ao invés de emitir uma requisição e, em seguida, esperar pela resposta final antes de emitir a requisição seguinte como em uma consulta seqüencial, uma consulta paralela lança requisições sem esperar pelo resultado de requisições anteriores.
Provisional Response: Uma resposta usada pelo servidor para indicar o progresso, mas que não terminar uma transação SIP. Respostas 1xx são provisórias, outras respostas são consideradas finais.
Proxy, Proxy Server: Uma entidade intermediária que age tanto como um servidor quanto como um cliente para o propósito de fazer requisições em nome de outros clientes. Um servidor proxy fundamentalmente tem a função de roteamento, o que significa que seu trabalho é assegurar que uma requisição seja enviada a uma outra entidade "mais próxima possível" do usuário tencionado. Proxy's são também úteis para reforçar a segurança (por exemplo, garantindo que é permitido a um usuário fazer uma chamada). Um proxy interpreta e, se for necessário, reescreve partes específicas de uma mensagem requisição antes de encaminhá-la.
Recursão: Um cliente usa recursão em a resposta 3xx quando ele gera uma nova requisição com uma ou mais das URI's no campo-cabeçalho Contact na resposta.
Redirect Server: Um servidor redirect é um servidor agente-usuário que gera respostas 3xx às requisições que ele recebe, direcionando o cliente para contactar um conjunto alternativo de URI's.
Rosenberg, et. al.          Standards Track                    [Página 23]



Observações importantes a cerca dessa tradução:
A tradução de algumas terminologias do SIP:

User agent ficou como agente-usuário;
Header field como campo-cabeçalho;
Requests ficou em português como requisições no plural e no singular requisição.

Quanto às palavras/verbos usadas em documentos RFC's tramitando em trilha de 
padronizações, que obedecem as regras da RFC 2119/IETF, foram traduzidas
para o português conforme a seguir:

MUST:
PRECISA, REQUERER, OBRIGAR, EXIGIR, FORÇAR, É OBRIGATÓRIO, É FORÇOSO, 
NECESSITAR, É MANDATÓRIO.

MUST NOT:
NÃO PODE, É PROIBIDO, É VEDADO.

SHOULD:
DEVE, É RECOMENDADO.

SHOULD NOT:
NÃO DEVE, NÃO É RECOMENDADO.

MAY:
PODE, É OPCIONAL.


Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.