Asterisk Faz Trabalho de Deus em Igreja :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Asterisk Faz Trabalho de Deus em Igreja





PABX Asterisk da Digium faz trabalho de Deus em Igreja do Meio Oeste


Por Shamus McGillicuddy, Editor de Noticias
26 de Agosto de 2008 | SearchUnifiedCommunications.com
http://go.techtarget.com/r/4336671/5714441



Quando a Igreja do Calvário (Calvary Church) bateu no muro com o seu sistema PABX tradicional, o administrador de sistemas da informação, Shawn Ross se voltou para o software livre.

Ross achou que o Asterisk, o PABX IP com o código fonte aberto, seria exeqüível e um bom sistema adequado para as necessidades da igreja, mas ele achava que ele não possuía conhecimento suficiente para implementar o sistema em seus domínios.

“Eu sabia que o Asterisk estava sendo usado lá fora por universidades, mas eu não tinha tempo para estudá-lo”, disse ele. “E telefonia era algo tão prioritário em termos de confiabilidade que nós não nos sentíamos suficientemente confortáveis para rodá-lo sob os nossos próprios domínios do ponto de vista de suporte. Então, nós começamos avaliando os fornecedores de sistemas PABX baseados no Asterisk”.

Em vez disso, Ross se voltou para a Digium, a companhia que criou a popular tecnologia de código fonte aberto Asterisk. Ele instalou dois sistemas IPABX Switchvox nos dois campus da sua igreja evangélica sediadas em Saint Peter, Missouri, que possui um staff de aproximadamente 100 empregados e voluntários e mais de 3.300 atendentes regularmente.

“Nós usávamos um sistema PABX com handsets digitais que essencialmente possuía um banco de canais fornecido pela companhia telefônica”, disse ele. “Ele era mantido por terceiros, e fomos clientes deles por muito tempo. Mas, demos com os burros n`água. Nós atingimos o número máximo de ramais, e não conseguíamos fazer ligação site a site. Também, era uma dor de cabeça administrar. Era simplesmente horrível”.

Ross disse que ele considerou alguns vendedores que forneciam sistema de telefonia IP baseado no Asterisk, mas ele se decidiu pela Digium por duas razões. Primeiro, ele ficou impressionado com o pessoal da Digium, que fez um bom trabalho para diluir suas preocupações a respeito da gerenciabilidade do sistema.

“Eu realmente me preocupei”, disse ele. “Eu não queria bater o martelo com algo onde eu fosse gastar todo esse tempo para administrá-lo e aprender algo novo. Quando interagindo com a Digium a respeito do que eles ofereciam, foi uma experiência maravilhosa”.

A Digium também conseguiu ajudar Ross a testar o sistema em cima de uma máquina desktop para ver como ele funcionava e ele pôde degustar o Asterisk da Digium sem precisar fazer nenhum investimento antecipado.

“Nós de início começamos a testar fazendo algumas ligações básicas com o servidor de demonstração que eles instalaram”, disse ele. A igreja construiu justamente um prédio em Wentzville que exigia somente uma pequena instalação. “Nós compramos um sistema SoHo da Switchvox com três telefones e começamos usando justamente essa igreja porque desejávamos algo que pudéssemos ajustá-lo facilmente as quatro linhas existentes lá”, explicou Ross. “Isso me tomou duas horas para conseguir instalar tudo como eu queria, e muito desse tempo foi gasto familiarizando-me um pouco mais porque eu seria levado administrá-lo inevitavelmente no campus dessa localidade”.

A implementação inicial foi tão bem que quando o contrato de aluguel expirou do seu sistema antigo, Ross tratou logo de comprar a versão SMB da Switchvox para uma instalação adicional de 45 telefones que passou “tão transparente como vidro”.

“Eu fixei o sistema no rack”, disse ele. “Todos os telefones vieram pré-configurados; o sistema veio pré-configurado. Eu pluguei os telefones na rede, gravei minhas mensagens de URA. Nesse ponto, eu simplesmente liguei e me certifiquei que as coisas estavam funcionando adequadamente. Então aguardei algumas horas [para fazer a migração de sistemas]. 10 minutos após ter desligado o sistema antigo e ligado o sistema novo, os telefones ficaram ativos e funcionando”.

Ross também precisou programar uma interface de programação de aplicação (API) para incluir uma funcionalidade de “busque-me”, que envia textos ou e-mails aos pastores de plantão para alertá-los que alguém deixou um voicemail para o ministério decorrido algumas horas após.

A API foi provavelmente o grande desafio, ele disse, porque havia algumas inconsistências na documentação fornecida pela Digium. Contudo, o fornecedor andou com ele para resolver esses problemas. A API foi também um desafio porque Ross não é um programador profissional. “E tudo que eu realmente precisava era algo básico em um script Perl, assim eu tive de trabalhar do meu jeito para resolver a coisa”.

O outro desafio encontrado por Ross foi usuário treinado que fosse capaz de fazer uso completo da vantagem proporcionado pela flexibilidade do sistema. Muitos dos seus usuários finais não estavam acostumados a discar “9” para pegar uma linha externa. O seu sistema alugado antigo tinha discagem direta para as linhas externas.

“Nós tínhamos um rapaz que mantinha a discagem 911”, disse ele. “E quando você discava 911 ele chamava 911. Ele ficava fazendo isso. Despertou-me então isso, eu posso dizer ao sistema que eu não desejo mais discar ‘9’ para pegar uma linha externa. Essa foi uma dificuldade, aprender que o sistema era flexível o suficiente de modo que eu poderia fazer dele o que eu bem desejasse fazer dele”.

Ross então atualizou o Switchvox SoHo para uma versão SMB em seu segundo campus. Os dois PABX´s agora estão integrados através de uma conexão VPN fim a fim, que permite discagem direta e roteamento automático de chamadas entre os dois sites.

Os usuários finais da igreja perceberam enormes melhorias de produtividade da troca de mensagens unificadas que a Switchvox proporcionou.

“Um monte de gente adoraram o fato de que quando elas têm uma mensagem no voicemail, a mensagem entra em sua caixa de entrada no email”, disse Ross. “Se elas não estiverem em um telefone e nem gostariam de entrar no voicemail, certamente vai estar lá em seus dispositivos móveis”.

“Eu tenho usuários que estão usando regras de chamadas com muito sucesso”, disse ele. “Eu posso gastar cinco minutos ensinando a eles como configurar regras de chamada em uma interface Web, porque então fica fácil para eles, se precisarem enviar ligações temporariamente a um assistente administrativo ou encaminharem ligações a uma outra parte do prédio por certo período de tempo”.



Deixe-nos saber o que você achou dessa história; email: Shamus McGillicuddy, Editor de Notícias







Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.