Sabe o Que é SOA ou AOS no Mundo de TI? :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Sabe o Que é SOA ou AOS no Mundo de TI?




Conceito Rápido de SOA
Como um usuário final, você muito provavelmente esteja familiarizado com a Arquitetura Orientada a Serviço (AOS). Se você simplesmente adquiriu alguma coisa on-line e um programa de computador conversou com um outro programa de computador para verificar se o item que você requisitou existia em estoque, assim você entrou no mundo da Arquitetura Orientada a Serviço. Muito simples, o AOS especifica o modo como duas entidades computacionais vão interagir quando trabalhando juntas. De acordo com o Gartner Group, em 2008, mais de 60 por cento das empresas usarão arquitetura orientada a serviço como “o princípio norteador” quando forem criar aplicações importantes ou de missão crítica.



SOA no Contexto das Comunicações/TI
Usando protocolos baseados em padrões abertos e em serviços web, as SOAs prometem trazer junto com aplicações feitas para estoque em um pacote transparente de interoperabilidade, serviços compartilhados que possibilitará as empresas melhor adequar tanto as demandas dos clientes quanto melhorar os processos de fluxo de trabalho; definitivamente, tornando mais eficiente e menos complicado a forma com que os gestores podem combinar processos empresariais diversos com as comunicações fornecendo assim uma entrada e uma interface únicas ao consumidor no sistema.

Isso significa o ambiente de rede precisa seguir padrões universais estabelecidos rigorosamente baseado no padrão da pilha TCP/IP. Assim o Switch Ethernet do fabricante A precisar ser totalmente compatível com o Switch do fabricante B, C e D. O mesmo princípio vale para roteadores, firewall’s e servidores.

Esse conceito não poderia ser diferente em uma parte fundamental desse processo, o sistema de telefonia. Dentro dessa realidade, os sistemas de telefonia/PABX tradicional não fazem mais o menor sentido. Quero dizer com isso que a telefonia IP é base fundamental de tudo devido a sua enorme flexibilidade e facilidade de integração com todos os sistemas de comunicações (e-mail, mensagens instantâneas, entre outros.) para formar as comunicações unificadas (UC).

Assim, telefones IP e servidores de processamento de chamadas têm que seguir padrões rigorosamente. O protocolo de sinalização SIP, se tornou um padrão de fato para sinalização de telefonia IP e o RTP para transmissão de fluxo de voz. Assim, telefone de diferentes fabricantes precisam se comunicar sem qualquer problema de interoperabilidade, bem como os sistemas de processamento de chamadas, permitindo as funcionalidades dos sistemas sejam transparentes aos usuários.

A SOA, usada em conjunção com padrões abertos, vai tornar ambientes com múltiplos fornecedores mais gerenciáveis e possibilitará reduzir a complexidade da segurança e questões associada ao gerenciamento de identidade.

Se você for gestor de TI precisa ter isso em mente. Se no seu processo de contratação, um fornecedor não estiver aderente a essas premissas, você deve considerar excluí-lo do seu processo. A tecnologia é que precisa se moldar ao seu negócio, e não o seu negócio se moldar a tecnologia oferecida. Assim, eu entendo...



Impacto no Negócio Proporcionado pelo SOA
Processos Empresariais que são Potencializados pelos sistemas de Comunicações (PEPC) ganham um peso elevado entre as várias atratividades impulsionadas pelas funcionalidades das comunicações IP unificadas. O PEPC fornece um meio de conectar ou convergir processos empresariais com as comunicações de uma forma holística nas empresas para ajudar a alavancar tecnologias de comunicações com o objetivo de flexibilizar seus processos empresariais. Arquiteturas Orientadas a Serviço muito provavelmente será uma parte importante nessa visão de comunicações e aplicações empresariais unificadas.


Os SOAs também possibilita a integração de novos processos empresariais entre redes de voz e dados ativando tarefas comuns em aplicações de serviços web reusáveis e abrindo novas oportunidades para que as comunicações unificadas (UC) possa melhorar o fluxo de trabalho e a forma como as corporações fazer negócio.



Cléviton Mendes de Araújo

























Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.