Apresentando o HA
A sigla HA é contração da expressão High Availability do inglês, que significa, em nosso velho português, Alta Disponibilidade. Como todo sistema em produção precisa de alta disponibilidade para seus usuários nas pontas, para os sistemas de voz sobre IP não poderia ser diferente, e menos ainda para o Asterisk e o OpenSER.
O projeto Linux em alta disponibilidade, simplesmente Linux-HA, foi um dos primeiros que surgiu no mundo Linux para resolver o problema de alta disponibilidade no ambiente Linux, e por isso, é também o mais maduro. Por isso, ele foi escolhido por mim como o mecanismo para implementação de alta disponibilidade no Asterisk e OpenSER. Isso justifica meu esforço para traduzir sua documentação para o português e contribuir com a grande comunidade Linux brasileira e, talvez até, com a comunidade de língua portuguesa.
O Linux HA é muito usado na implantação de sites Web, servidores de correios eletrônicos, servidor de arquivo, entre muitos outros. É bem provável que esse howto que você está lendo, esteja hospeda em um cluster que usa o HA. O conjunto de software do projeto Linux HA recebe o nome do seu protocolo fundamental, o Heartbeat.
Heartbeat é a junção das duas palavras inglesas heart + beat, que numa primeira tradução para o português seria algo do tipo “batida do coração”, ou “pulsação do coração” ou ainda “batimentos do coração”. Ora, se essa junção quer expressar a idéia de algo que está com vida, logo para mim a palavra "heartbeat" expressa a idéia de “algo com sinal de vida” ou ainda alguma coisa do tipo “hei, estou vivo”.
Então, na minha tradução a palavra "heartbeat" quer dizer: “sinal de vida”. Assim uma máquina ativa que fornecendo serviço aos usuários, fica de tempos em tempos dizendo à(s) máquina(s) que está(ão) de prontidão: “Eu estou aqui”. Da mesma forma, a(s) máquina(s) em prontidão faz o mesmo com a máquina que está ativa. Isso resume na essência o protocolo heartbeat.
Esse howto apresentado aqui no meu blog é uma versão feita por mim do original em inglês, disponível no site do projeto http://www.linux-ha.org. Os créditos vão para o pessoal do projeto “Linux High Availability”, que viabilizaram um projeto de tamanha monta, especialmente a pessoa do Alan Robertson (alanr@unix.sh). Coube a mim, tão somente, o esforço de traduzi-lo para o português, já que, para mim, a Internet é um deserto no que diz respeito a documentação técnica em português se comparado ao que existe em inglês. Daí a minha pequenina cota de contribuição nesse terreno.
Contribuições são muito bem vindas, notadamente, em algum ponto que não tenha compreendido corretamente.
Então, boa leitura ao howto.
Cordialmente,
Cléviton Mendes de Araújo
PS.:
Em tempo ainda, hoje 18/07/08, descobri, fazendo uma consulta ao Google, que esse howto tem também uma versão traduzida por Mauro Alexandre Nogueira (Mandcap)
> Familiarizando-se Com o Heartbeat ...
Um comentário:
Fico feliz em ter me citado em seu blog como colaborador da tradução de documentação do HA. Fiz isso após minha monografia de graduação (meu tema foi Alta Disponibilidade utilizando Linux). Se pesquisar na internet vai achar minha monografia na íntegra no site da Underlinux (www.underlinux.com.br). Espero que tenha sido de alguma ajuda meu material para você e aos demais membros da comunidade.
Abraços.
Mauro Nogueira.
Postar um comentário