Familiarizando-se Com o Heartbeat :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Familiarizando-se Com o Heartbeat

Começando com o Linux-HA (Heartbeat)

Introdução


Permita-me prefaciar esse documento dizendo que muito disso _não_ é trabalho original. Minha intenção de escrever esse documento é apenas tentar contribuir de alguma forma para ajudar possivelmente aqueles que REALMENTE esperam as coisas prontas. O "trabalho" que eu estou contribuindo é principalmente juntar pedaços e partes de outros documentos sobre HA (como o Guia de Instalação de Hardware de Volker Wiegand) em um documento que possa ajudar novatos a se familiarizar com o HA sem amolar o Alan (como Eu digo!) e assim reduzir as questões repetitivas na lista mailing.


Embora o Heartbeat seja muito flexível, e tenha muitas opções, é mais fácil configurar um sistema simples de Alta Disponibilidade sobre o Linux (Heartbeat) rápido e facilmente – particularmente para configurações no estilo do Release 1 (haresources).


Existem inúmeros artigos escritos em várias revistas a respeito da configuração do Heartbeat. Veja os links de PressRoom para ir até esses artigos.


Neste howTo, daremos a você algumas configurações simples que você pode configurar e que pode ajudar você a familiarizar-se com ele. Pessoas novatas em sistemas de Alta Disponibilidade vão querer montar uma configuração básica de único endereço IP apenas para montar e ver tudo funcionando pra si mesmo. É definitivamente fantástico vê-lo funcionando pela primeira vez, e perceber quão fácil é configurá-lo.



Familiarizando-se

A primeira coisa que você precisará é de dois computadores. Você não precisa ter hardwares idênticos em ambas as máquinas (ou quantidade de memória, etc.), mas se tiver, tornaria sua vida mais fácil quando da falha de uma componente.


Agora você precisa decidir a respeito de algo de sua implementação. Seu "cluster" é estabelecido via uma mensagem "heartbeat" gerada entre os dois computadores do (Nós) pelo pacote de software do mesmo nome. Contudo, essa mensagem heartbeat precisa de um ou de mais meios para tráfego (serial via um cabo modem nulo, Ethernet via um cabo crossover, etc.) entre os Nós.


Nesse ponto, você está pronto realmente para começar com um hardware devidamente avaliado. Claro, já que você está buscando o HA, você muito provavelmente desejará evitar ter somente único ponto de falha. Nesse caso, tal ponto seria seu cabo de modem nulo/ porta serial ou a placa de rede (NIC)/cabo crossover. Portanto, você precisa decidir o que você deseja adicionar como uma segunda conexão serial/ modem nulo ou uma segunda conexão com placa de rede (NIC)/cabo crossover em cada Nó. Veja o Apêndice A para instruções de como construir um cabo crossover Cat-5. Minha instalação de caminho de mensagens heartbeat usa uma porta serial e uma NIC extra porque eu tinha somente um cabo modem nulo, tinha uma NIC extra na mão e imaginei que fosse bom ter dois tipos de meios para as mensagens heartbeats.


Uma vez seu hardware esteja pronto, você precisa instalar seu OS e configurar sua rede (Nesse HowTo foi usado o Red Hat). Supondo que você tenha 2 NICs, uma deve ser configurada como sua rede "normal" e a outra como uma rede privada entre seus Nós que estão no cluster (via o cabo crossover). Por exemplo, supomos que nosso cluster terá os seguintes endereços:


Nó 1 (linuxha1)

192.168.85.1 (rede 192x normal para o serviço)

10.0.0.1 (rede 10x privada para o heartbeat)

Nó 2 (linuxha2)

192.168.85.2 (rede 192x normal para o serviço)

10.0.0.2 (rede 10x privada para o heartbeat)

Nota: Nenhum desses endereços deve ser seu "endereço de cluster" – o endereço manipulado pelo Heartbeat e de failed over entre os Nós!


Em muitas distribuições *nix isso é fácil durante a instalação. No entanto, se você estiver algum problema, consulte tanto o HOWTO Ethernet como a documentação de sua distribuição. Para verificar sua configuração, digite:


ifconfig


Esse mostrará suas interfaces de rede e suas configurações. Você pode obter sua informação de roteamento de rede do comando “netstat -nr".


Se parece tudo bem, certifique-se que você pode pingar entre ambos os nós em todas as interfaces. Seguindo, se você estiver usando alguma, você vai precisar testar sua conexão serial. Em um , que seria o receptor, digite:


cat </dev/ttyS0


No outro , digite:


echo hello >/dev/ttyS0


Você deve ver o texto no Nó receptor. Se funcionar, altere suas regras e tente novamente. Se não funcionar, pode ser tão simples quanto ter a ausência do arquivo de dispositivo. O guia Hardware de HA de Volker e o HOWTO Serial, são duas fontes boas para ajudar na resolução de problema com sua conexão serial.




> Instalando o Heartbeat ...


Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.