Cresce Rede WAN de Próxima Geração :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Cresce Rede WAN de Próxima Geração


Eu sempre recebo e-newsletter sobre artigos da searchnetworking e como esse aborda um assunto interessante resolvi compartilhar com todos.



Cresce Serviços de Rede WAN de Próxima Geração


Por Shamus McGillicuddy, Editor de Notícias
19
de Junho de 2008 | SearchNetworking.com


Embora muitas empresas americanas ainda estejam usando serviços de rede de abrangência geográfica (WAN), elas estão migrando firmemente para serviços de próxima geração como o MPLS e o Ethernet VPN.


Nova pesquisa da empresa de análise, In-Stat, descobriu que 62% das 810 empresas pesquisadas relataram que elas estão ainda usando serviços de rede WAN legada como Frame Relay e Asynchronous Transfer Mode (ATM). Contudo, o analista sênior da In-Stat, Steve Hansen, disse que a maioria dessas companhias que usam serviços de rede WAN legada planeja trocar uma parte – ou tudo – de suas redes para serviços WAN de próxima geração.


Em sua pesquisa, a In-Stat definiu serviços WAN de próxima geração como as tecnologias MPLS e tecnologia VPN baseada no IP Ethernet. Essas tecnologias de rede WAN permitem que as organizações construam topologias de rede mais flexíveis e robustas.


"Nós vemos que os serviços legado têm servido o mundo dos negócios bem, mas os tempos estão mudando, e as pessoas estão no processo de movimentação para esses outros serviços", disse Hansen.


A maior parte da migração de redes de abrangência geográfica tende a ser gradual, disse ele. As companhias com vários sites estão movendo seus sites menores primeiramente porque eles são mais manejáveis.


Os serviços de rede WAN legados que estão mais em declive são o Frame Relay, o ATM e os circuitos privados, disse Hansen. As companhias estão migrando para o MPLS e outros serviços para suportar convergência de rede e melhorar a confiabilidade.


"As coisas que tendem a tomar dianteira são aquelas como convergência, onde você está integrando coisas como voz, dados e vídeo", disse Hansen. As companhias também desejam abandonar a abordagem de ponto-concentrador-de-tráfego (hub-and-spoke) de serviços WAN legados e adotar uma abordagem do tipo quase-ou-todos-os-pontos-conectados-entre-si (mesh).


"A rede não é mais uma utilidade", disse ele. "Ela é uma ferramenta estratégica que as empresas usam para continuarem competitivas. E o que está acontecendo é que existe uma tendência na direção de mais conectividade em qualquer lugar e a qualquer momento. Os novos serviços WAN tendem a acomodar mais que serviços legados, por isso que as pessoas estão transitando para os mesmos".


A pesquisa da In-Stat identificou nos consultados que as empresas direcionam Internet (37%), Ethernet VPN (36%) e MPLS (30%) como os serviços para o qual elas planejam migrar já no próximo ano. (Aos consultados foi permitido selecionar mais de uma opção).


A Education Corporation of America, um operador de universidades com fins lucrativos, migrou a rede inteira de sua companhia para o MPLS no último ano, de acordo com Ron Maillette, vice-presidente executivo e CIO.


"Antes disso, nós usávamos os pontos concentradores de tráfego, que vinha de nosso site principal de Birmingham", disse ele. "E nós a tornamos mais simples por causa do seu efeito na escalabilidade e remover um ponto único de falha".


A companhia de Maillette tem 17 sites diferentes na rede WAN corporativa, e planeja adicionar múltiplos campus novos por ano, e assim a escalabilidade era um problema relevante. Adicionar um novo campus à nova rede MPLS era apenas um assunto de importância significativa na conexão do site à nuvem da rede, disse ele.


"Uma outra vantagem real que conseguimos com o MPLS é que colocamos em um novo sistema de telefonia em dois sites, Birmingham e Tampa, e para viabilizar essa troca completa em um site, precisávamos fazer voz sobre IP (VoIP)", disse Maillette. "Nós inserimos o VoIP usando o MPLS. O MPLS permite que você faça VoIP e implemente junto com ele qualidade de serviço".


Sam Lamonica, CIO da empreiteira Rudolph e Sletten engenharia e construção, disse ele que migrou para uma rede IP privada três anos atrás para conectar suas matrizes com seus três escritórios regionais. Antes disso, ele usava uma rede "aranha" básica com conexões T1 que ligava cada um dos escritórios as matrizes, e isso estavam se tornando desconfortável e ingerenciável.


"Nós tivemos uma solução WAN relativamente padrão no lugar, e não apenas ela estava funcionando", disse Lamonica. "Todos os gargalos típicos de uma companhia como nossa que se depara com exigências tão diversas de ambiente de rede. Nós mudamos para uma rede IP privada aproximadamente três anos atrás, e não nos arrependemos disso".


Lamonica disse que ele percebeu mudanças drásticas no desempenho e no acesso para e de as filiais regionais da companhia, que eram esporádicos no passado.


"Também nos forçou a examinar possibilidade de descentralização de algumas de nossas aplicações para sermos capazes fornecer melhor suporte e não sermos um obstáculo ao trabalho das filiais regionais", disse ele. "Nós também distribuímos nosso ambiente Exchange, mas esse joga em nosso plano de recuperação de catástrofe também. A transição permite que você realmente tenha uma visão holística do seu ambiente e surja com muito melhor conjunto de soluções em termos de acessibilidade, capacidade de recuperação de desastre e de desempenho".




Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.