RFC 3265 Portugues Pagina 28 :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

RFC 3265 Portugues Pagina 28





RFC 3265                Notificação de Evento Específico-SIP               Junho 2002


5. Considerações de Segurança

5.1. Controle de Acesso

A capacidade de aceitar subscrições deve estar sob o controle direto do usuário do notificador, porque muitos tipos de eventos podem ser considerados sensíveis para os propósitos de privacidade. De forma similar, o notificador deve ter a capacidade para rejeitar seletivamente subscrições baseados na identidade do subscritor (baseado em listas de controle de acesso), usando os mecanismos de autenticação padrão do SIP. Os métodos para criação e distribuição de tais listas de controle de acesso estão fora do escopo desse documento.


5.2. Mecanismo de Privacidade do Notificador

O mero ato de retornar uma resposta 200 ou certas respostas 4xx e 6xx às requisições SUBSCRIBE podem, em certas circunstâncias, criar preocupações quanto à privacidade ao revelar informações sensíveis de política. Nesses casos, o notificador DEVE sempre retornar uma resposta 202. Enquanto a mensagem NOTIFY subseqüente não pode transmitir o estado verdadeiro, ela PRECISA parecer conter potencialmente um pedaço correto de dados a partir do ponto de vista do subscritor, não distinguível de uma resposta válida. Informação sobre se um usuário está ou não autorizado a subscrever ao estado requisitado nunca é transmitida de volta ao usuário original nessas circunstâncias.

Para que tal modo de operação faça sentido, pacotes individuais e seus documentos relacionados podem ainda descrever mais como e por que gerar esses dados potencialmente corretos. Por exemplo, tal modo de operação é obrigatório pela RFC 2779 [6] para informações de presença de usuário.


5.3. Ataques de Negação-de-Serviço

O modelo atual (uma requisição SUBSCRIBE dispara uma resposta ao SUBSCRIBE e um ou mais requisições NOTIFY) é uma configuração clássica para um nó amplificador a ser usado em um ataque smurf.

Também, a criação de estado ao receber uma requisição SUBSCRIBE pode ser usada por atacantes para consumir recursos de uma máquina vítima, tornando-o inutilizável.

Para reduzir as chances de tal ataque, as implementações de notificadores DEVEM exigir autenticação. Questões de autenticação são discutidas no SIP [1].







Roach                           Standards Track                           [Página 28]


http://tools.ietf.org/search/rfc3265#page-28







Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.