RFC 3261 SIP: Session Initiation Protocol Junho 2002
Algumas outras requisições são enviadas dentro de um diálogo. Um diálogo é uma relação SIP peer-to-peer entre dois agentes-usuários que persiste por algum tempo. O diálogo facilita o sequenciamento de mensagens e o roteamento adequado das requisições entre os agentes-usuários. O método INVITE é a única forma definida nessa especificação para estabelecer um diálogo. Quando um UAC envia uma requisição que está dentro do contexto de um diálogo, ele segue as regras de UAC comuns como discutido na Seção 8, mas também as regras para requisições em meio a um diálogo. A Seção 12 discute diálogos e apresenta os procedimentos para sua construção e manutenção, em adição a construção de requisições dentro de um diálogo.
O método mais importante do SIP é o método INVITE, que é usado para estabelecer uma sessão entre os participantes. A sessão é uma coleção de participantes, e fluxos de mídia entre eles, para os propósitos de comunicação. A Seção 13 discute como as sessões são iniciadas, resultando em um ou mais diálogos SIP. A Seção 14 discute como as características dessa sessão são modificados através do uso de uma requisição INVITE dentro de um diálogo. Finalmente, a seção 15 descreve como uma sessão é encerrada.
Os procedimentos das secções 8, 10, 11, 12, 13, 14 e 15 lidam inteiramente com o núcleo do UA (a Seção 9 descreve o cancelamento, que se aplica tanto ao núcleo do UA quanto ao núcleo do proxy). A Seção 16 discute o elemento proxy, que facilita o roteamento de mensagens entre os agentes usuários.
6 Definições
Os termos seguintes possuem significância especial no SIP.
Address-of-Record: Um endereço de registro (address-of-record - AOR) é um URI do SIP ou do SIPS que aponta para um domínio onde está um serviço de localização que pode mapear o URI para outro URI onde o usuário pode estar disponível. Tipicamente, o serviço de localização é preenchido com as informações quando ocorre o evento registros. Um AOR é frequentemente pensado como o "endereço público" do usuário.
Back-to-Back User Agent: Um back-to-back user agent (B2BUA) é uma entidade lógica que recebe uma requisição e a processa como um servidor agente-usuário (user agent server - UAS). A fim de determinar como a requisição deve ser atendida, ele age como um cliente agente-usuário (user agent client - UAC) e gera requisições. Diferente de um servidor Proxy, ele mantém o estado do diálogo e ele precisa participar de todas as requisições enviadas nos diálogos que ele tenha estabelecido. Uma vez que ele é uma concatenação de um UAC e um UAS, não são necessárias quaisquer definições explícitas para o seu comportamento.
Rosenberg, et. al. Standards Track [Página 20]
Observações importantes a cerca dessa tradução:
A tradução de algumas terminologias do SIP:
User agent ficou como agente-usuário;
Header field como campo-cabeçalho;
Requests ficou em português como requisições no plural e no singular requisição.
Quanto às palavras/verbos usadas em documentos RFC's tramitando em trilha de
padronizações, que obedecem as regras da RFC 2119/IETF, foram traduzidas
para o português conforme a seguir:
MUST:
PRECISA, REQUERER, OBRIGAR, EXIGIR, FORÇAR, É OBRIGATÓRIO, É FORÇOSO,
NECESSITAR, É MANDATÓRIO.
MUST NOT:
NÃO PODE, É PROIBIDO, É VEDADO.
SHOULD:
DEVE, É RECOMENDADO.
SHOULD NOT:
NÃO DEVE, NÃO É RECOMENDADO.
MAY:
PODE, É OPCIONAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário