Muito Bem Vindo
Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.
Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Reavaliando o PABX IP SMB AA300 da Digium|Switchvox
Esse relato do Matthew Nickasch publicado na Network World sobre a linha de produto da Switchvox foi de grande valia pra mim porque eu não conhecia nada da Switchvox. Pelo relato dele é muito bom.
Simplesmente Poderoso! Reavalie o PABX IP SMB AA300 Digium|Switchvox
Submetido por Matthew Nickasch na Quarta, 13/08/2008 - 6:03am.
http://www.networkworld.com/community/node/31020
Obs.: A sigla SMB's (Small-Medium sized Businesses), quer significar, Pequenas e Medias Empresas - PME's
Eu recentemente tive a oportunidade de gastar algumas semanas com a appliance Switchvox SMB AA300 recentemente lançada. Em minha opinião, se existir uma appliance ou um PABX IP SMB a explorar, esse é um. Para PME’s, existem três funções imensamente importantes em uma appliance:
1) Fácil instalação, Fácil gerenciamento, Fácil de usar
2) Flexibilidade (Telefones, Opções de troncos, Conectividade Externa)
3) Conjunto de Funcionalidades Avançados
É raro que todo sistema possa combinar de forma adequada todas essas três dimensões, e os usuários normalmente concordam com um cenário “2 de 3”. Certamente, sistemas grandes podem se moldar as necessidades de uma organização que demandam bastante por programação avançada, mas muitas pequenas e medias empresas não possuem orçamento tão grande assim para telefonia para permitir tais cenários.
Hoje qualquer pessoa pode vender um sistema de telefonia a você. De fato, o mercado de sistemas formatados para pequenas e médias empresas, PABX’s IP e Key Systems foi equalizado em torno da mesma faixa de preço. Contudo, existem muitas diferenças que se tornam imediatamente evidentes.
Configuração de Pré-Venda
O AA300 é o “filho do meio” na linha de produto do appliance SMB da Switchvox. Ele foi pensado para o mercado de médias empresas, é raqueável e suporta de 1 até 150 usuários. O AA300 roda o novo software 3.5 SMB, que trás novas funcionalidades e características a linha do produto. Para organizações que exigem redundância de RAID, múltiplas fontes de alimentação e muitos usuários, o AA350 se ajusta a grana.
Digium|Switchvox orgulha-se de ter tornado o processo de pedido ajuda/orientação extremamente fácil ao usuário final. De fato, eu abordei essa reavaliação de um ponto de vista do usuário final, que tenha pouco ou nenhum conhecimento em TI ou nenhuma experiência anterior de telecomunicações. Através da loja online da Digium|Switchvox, ou por telefone, o processo fácil de pedido de ajuda/instrução ficou transparente rapidamente. Mesmo que os usuários tenham questões sobre funcionalidades ou sobre a linha de produto, o esclarecimento fica prontamente disponível.
Uma vez o pedido de ajuda seja feito, os usuários se divertem com um processo de configuração customizado onde o appliance Switchvox é configurado para refletir as suas configurações de rede. É tão simples quanto colocar o appliance no ambiente de rede do usuário, e simplesmente “ligar”.
Configuração Inicial
Para ajudar no processo de revisão, eu permiti a um colega que trabalha em serviço à cliente ajuda na configuração. Muitas PME’s não possuem staff de TI em tempo integral, e isso é moderadamente importante para qualquer cliente de escritório ser capaz de configurar e administrar o sistema. Depois de andar pela instalação inicial com o Guia de Começo Rápido, nós começamos acrescentar os telefones ao sistema. Digium|Switchvox tem parceria com a Polycom para fornecimento de telefones SIP para suas appliances. Claro, você pode configurar qualquer telefone SIP (ou telefones analógicos através dos cartões DAHDI, anteriormente chamado de Zaptel) para funcionar com o sistema, o appliance detecta automaticamente os telefones Polycom na rede do usuário. Uma vez que os telefones sejam descobertos automaticamente, é tão simples como adicionar usuários e atribuir número de ramais aos telefones. Em 20 minutos, nós tínhamos adicionados todos os telefones ao sistema.
Nosso sistema foi equipado com um cartão para linhas analógicas, ao qual nós conectamos 4 linhas a RTPC. Além disso, cartões T1/E1 podem ser acrescentados para fornecer realmente mais linhas troncos. Com alguns cliques simples, nós ajustamos o plano de discagem para controlar ligações entrantes e saintes. Em menos de 1 hora, nós configuramos os troncos SIP e IAX para várias operadoras, estabelecemos roteamento DID, e criamos duas URA’s e filas DAC funcionais. Meu colega ficou impressionado com a interface “simples, porém poderosa“ que a appliance forneceu.
Uso no Dia a Dia
Eu coloquei o sistema na frente de alguns usuários que usam um BCM da Nortel há poucos anos. Através do portal baseado em web, os usuários verificaram seus voicemail, administraram suas configurações de encaminhamento de chamada, e utilizaram a aplicação de monitoramento para visualizarem o status completo de seus colegas de trabalho. No final da semana, os usuários simplesmente não queriam voltar para o BCM. No fim, todos os usuários observaram que adoraram o sistema porque era poderoso e extremamente fácil de usar. Os usuários olharam com tristeza os terminais Nortel porque os Switchvox SMB foram removidos.
O sistema de teste que eu reavaliei utilizou a liberação “SMB” do software Switchvox. Esse software fornece funcionalidades avançadas, como a interface web de monitoração para gerenciamento de chamadas para os usuários finais, funcionalidade avançada de DAC e suporte a API customizada. Ao mesmo tempo em que existem bastantes funcionalidades avançadas embutidas, o mesmo é apresentado de uma forma bastante lógica e fácil de entender. Sempre existem ações disponíveis de ajuda quando o mouse passa próximo a cada funcionalidade e opção de configuração.
Conclusão
Simplesmente aposte, eu sou um suporte da enorme comunidade Asterisk. Alguns usuários, especialmente SMB’s, ficam confusos ou atrapalhados sobre a “complexidade” de configuração de um ambiente Asterisk. O software Switchvox facilmente permite aos usuários tirarem vantagens do poderio intrínseco do Asterisk, enquanto mantém simplicidade em gerenciamento. O sistema foi fácil de instalar, gerenciar e usar. Essa simplicidade, contudo, não afeta o conjunto de funcionalidade. Com mais funcionalidades comparáveis aos dos sistemas legados, a essa appliance ganha facilmente.
Para mais informações sobre o Switchvox SMB AA300, visite http://www.switchvox.com. Eu também recomendo olhar os screenshots no site da Switchvox que ilustra o “simples poder’ da interface de gerenciamento.
Quem é o autor original?
Nickasch é bastante envolvido com TI quando ele ainda tinha apenas 13 anos. Sua experiência em consultoria anterior e atual inclui arquitetura de sistemas, virtualização e redes convergentes para as indústrias financeira, educacional e saúde. Matthew atualmente ocupa-se na universidade de Wisconsin-Platteville, onde trabalha como assistente de gerenciamento de rede. Ao mesmo tempo em que o seu interesse inclui serviços de diretórios e protocolos de roteamento, o foco de Nickasch é em redes convergentes e voz sobre IP.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Eu to pesquisando sobre esse Switchvox, no Brasil existe alguém que comercialize?
Postar um comentário