Investidor Tentará Dar Novo Foco a Siemens Enterprise :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

sábado, 9 de agosto de 2008

Investidor Tentará Dar Novo Foco a Siemens Enterprise







Gores tentará ressuscitar uma Siemens estagnada com um foco renovado




Por Michael Morisy, Repórter de Notícias
07 de Agosto de 2008 | SearchUnifiedCommunications.com
http://go.techtarget.com/r/4190250/5714441



A aquisição da Siemens Enterprise Communications (SEN) pela Gores Group pode ser bem sucedido se a Gores for capaz de renovar o foco de uma companhia que se perdeu muitas vezes na bagunça de sua controladora.

Muitos analistas acreditam que a Gores, uma empresa de investimento private equity, possui as ferramentas para conseguir o sucesso. Ela possui duas empresas viáveis para adicionar ao arranjo da Enterasys e da SER Solutions. Mas a Gores também pode conseguir introduzir uma abordagem focada na SEN que Siemens AG – maior conglomerado de engenharia da Europa, com mais de 100 bilhões de dólares em faturamento anual – não conseguia.

O negócio SEN permitirá ao Gores Group o controle de 51% da nova empresa, que é esperado permanecer com o nome Siemens. A Siemens ficará com os outros 49%, com ambas as partes contribuindo em torno de 273 milhões de dólares na joint venture.

O negócio carrega todos os selos de sucesso anteriores de Alec Gore CEO da Gores: uma divisão cambaleante, quase de graça (comparada ao seu faturamento anual), que está extenuada a apesar de uma enorme base de cliente.

Entre 2005 e 2007, a fatia de Mercado da SEN caiu de 4,9% para 4%, e nesse tempo o grupo custou a Siemens mais de 1,5 bilhões de dólares, de acordo com a BusinessWeek.

A nova companhia formada nessa junção será algo muito maior do que a Gores possuía anteriormente. Apesar das mudanças dramáticas que são exigidas para reconstruir a base de cliente da SEN eventualmente, muitos analistas acreditam que a nova companhia possui pelo menos um potencial vigoroso de sucesso.

A chave para esse sucesso será a ruptura com padrões antigos que permitiu que companhias de rede como Cisco e Avaya pudessem dominar um mercado de telefonia que escorregou das garras da Siemens.

“O que está levando a mudar o padrão? Especialmente aqueles clientes que desertaram rapidamente”, disse Marty Parker, chefe da UniComm Consulting.

Talvez a Gores possa quebrar esse padrão, disse ele. A companhia possui uma história de fazer renovação de foco para companhia de tecnologia extenuada.

“Eles [Gores] compraram companhias com uma grande base de clientes e eles realmente focam naquilo que os clientes precisam”, disse Parker. Parte disso significa cortar ofertas duplicadas em favor de poucas opções melhores definidas.

Quando a Gores comprou a VeriFone por 50 milhões de dólares, por exemplo, o grupo cortou o custo de projetos de pesquisa e desenvolvimento e iniciativas não avaliadas, relata BusinessWeek, em vez de investir em produtos já populares, com o resultado disso, sete anos atrás, a companhia ficou valendo 1,2 bilhões de dólares.

“Não haverá quatro ou cinco formas de fazer as coisas. Existirão duas, no máximo”, disse Parker.

Depois disso, a companhia tentará provavelmente reconciliar suas estratégias de software e hardware.

“Realmente, se você olhar o equipamento de um nível alto, fica claro para todos do mundo no negócio de rede, que todo o seu valor agregado está pendendo para o software”, disse Tom Nolle, presidente da CIMI Corp Consultoria. O hardware rapidamente se tornou commodity, ele acrescentou. “Eles precisam entrar em software porque ele puxa completamente o hardware”.

Uma possível estratégia pode ser um foco restrito em um modelo hospedado, que já está funcionando totalmente com sucesso em parceria da Siemens com a BT, de acordo com Parker.

“SEN é totalmente um pouco mais do que todos em um modelo de telefonia IP hospedado”, disse ele.

Daí, quando o Mercado estiver maduro, a companhia facilmente poderá expandir essa estratégia para vender serviços de comunicações unificadas (UC).

“Eu não acredito que eles partirão com UC, porque o mercado não está totalmente maduro”, disse Parker. “Mas eles venderão telefonia hospedada, e [eles podem] vender UC como um adicional a telefonia”.

O portfólio das companhias de hardware que a Gores está trazendo ao joint venture ajudarão provavelmente a SEN a alcançar esses objetivos.

A introdução da Enterasys, um fornecedor de equipamento de rede e segurança, na fusão da SEN vai provavelmente de encontro um pouco contra a tendência recente da divisão de focar em soluções de software – em vez de hardware.

Mas essa combinação pode ser exatamente o que a SEN precisa porque ela parece fornecer um pacote completo de telefonia com vista a um portfólio UC robusto no futuro, como observa a nota da Gartner research a cerca da sugestão de aquisição da SEN (PDF).

“O portfólio de comunicações unificadas promissor da joint venture e um negócio de serviço de âmbito mundial lhe dá a oportunidade de estruturar relacionamentos com os clientes atuais com um portfólio de rede, UC e Contact centers completo”, indicou uma parte da pesquisa.

A especialidade em Contact Center é exatamente o que a SER Solutions oferece a fusão: A companhia vende uma variedade de ferramentas de gerenciamento de Contact Center e garantia de qualidade Voz sobre IP.

Em geral, os especialistas esperam que os clientes atuais da SEN, da SER Solutions e da Enterasys provavelmente continuarão a receber o suporte e as vendas que eles precisam porque a SEN será organizada para atacar o mercado com mais estratégia.

Os clientes de linhas de produtos como HiPath e OpenScape da Siemens “devem esperar pouca mudança desse anúncio. Continue a avaliá-los para suas necessidades de UC”, escreveu a Gartner, enquanto aconselhava os clientes da SER e da Enterasys para continuar implementando esses produtos.






Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.