RFC 3265 Portugues Pagina 18 :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

RFC 3265 Portugues Pagina 18





RFC 3265                Notificação de Evento Específico-SIP               Junho 2002


3.3. Geral

3.3.1. Detectando suporte para SUBSCRIBE e NOTIFY

Nem SUBSCRIBE e nem NOTIFY necessitam do uso de cabeçalhos "Require" ou "Proxy-Require"; de forma similar, não há token definido para cabeçalhos "Supported". Se for necessário, clientes podem sondar o suporte ao SUBSCRIBE e ao NOTIFY usando a requisição OPTIONS definida no SIP [1].

A presença do cabeçalho "Allow-Events" em uma mensagem é suficiente para indicar suporte ao SUBSCRIBE e ao NOTIFY.

O parâmetro "methods" em campo-cabeçalho Contact pode também ser usado para anunciar especificamente suporte às mensagens SUBSCRIBE e NOTIFY ao se registrar. (Ver referência [8] para detalhes sobre o parâmetro "methods").


3.3.2. Requisições CANCEL

Nenhuma semântica está associada ao cancelamento de SUBSCRIBE ou de NOTIFY.


3.3.3. Bifurcação

De acordo com as regras para proxy-iar requisições não-INVITE conforme definido no SIP [1], requisições SUBSCRIBE bem sucedidas receberão apenas uma resposta de classe 200; contudo, devido à bifurcação, a subscrição pode ter sido aceita por múltiplos nó's. O subscritor PRECISA estar preparado para receber requisições NOTIFY com tag's em "From:" que difiram da tag em "To:" recebido na resposta de classe 200 ao SUBSCRIBE.

Se múltiplas mensagens NOTIFY forem recebidas em diálogos diferentes em resposta a uma mensagem SUBSCRIBE única, cada diálogo representa um destino diferente ao qual a requisição SUBSCRIBE foi bifurcada. Para obter informações sobre a manipulação do subscritor em tais situações, ver seção 4.4.9.


3.3.4. Criação e Término de Diálogo

Se uma requisição SUBSCRIBE inicial não for enviada em um diálogo preexistente, o subscritor aguardará uma resposta à requisição SUBSCRIBE ou um NOTIFY correspondente.

Respostas são conferidas contra tais requisições SUBSCRIBE se elas contiverem o mesmo "Call-ID", o mesmo "tag" no cabeçalho "From" e o mesmo "CSeq". Regras para a comparação desses cabeçalhos estão descritas no SIP [1]. Se uma resposta de classe 200 conferir com tal requisição SUBSCRIBE, ele gera uma nova subscrição e um novo diálogo (a menos que já tenham sido geradas por uma requisição NOTIFY correspondente; ver abaixo).



Roach                           Standards Track                           [Página 18]


http://tools.ietf.org/search/rfc3265#page-18







Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.