RFC 3312 Portugues Pagina 16 :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

domingo, 3 de julho de 2011

RFC 3312 Portugues Pagina 16





RFC 3312       Integração de Gerenciamento de Recurso e o SIP   Outubro 2002


11 Tag Option para Pré-condições

Nós definimos a tag option "precondition" para uso nos campos-cabeçalhos Require e Supported. Um ofertante PRECISA incluir essa tag no campo-cabeçalho Require se a oferta contiver uma ou mais strength-tag's "mandatory". Se todas as strength-tags na descrição são "optional" ou "none", o ofertante PRECISA incluir essa tag tanto no campo-cabeçalho Supported quanto em um campo-cabeçalho Require. Contudo, é RECOMENDADO que o campo-cabeçalho Supported seja usado nesse caso. A ausência de precondições no aceite indicaria que o aceitante não suportaria essa extensão.

O mapeamento de ofertas e aceites em requisições e respostas do SIP é executado seguindo as regras fornecidas em [5]. Portanto, um agente-usuário que inclui pré-condições no SDP PRECISA suportar os métodos PRACK e UPDATE. Conseqüentemente, ele PRECISA inclui a tag "100rel" [7] no campo-cabeçalho Supported e DEVE incluir um campo-cabeçalho Allow com a tag de "UPDATE" [5].


12 Indicando Capacidades

O modelo oferta/aceite [4] descreve o formato de uma descrição de sessão para indicar capacidades. Esse formato é usado em respostas às requisições OPTIONS. Um UA que suporta pré-condições DEVE adicionar linhas de status desejado que indiquem os tipos de pré-condição suportados por cada stream de mídia. Essas linhas PRECISAM ter o strength-tag "none", conforme mostrado no exemplo abaixo:

m=audio 0 RTP/AVP 0
a=rtpmap:0 PCMU/8000
a=des:foo none e2e sendrecv
a=des:qos none local sendrecv

Note que quando esse documento foi publicado, o tipo pré-condição "foo" não foi registrado. É usado aqui na descrição acima de sessão para fornecer um exemplo com múltiplos tipos de pré-condição.

Um UA que suporta essa infra-estrutura DEVE adicionar uma tag "precondition" ao campo-cabeçalho Supported de suas respostas às requisições OPTIONS.


13 Exemplos

Os exemplos seguintes cobrem ambos os tipos de status; fim a fim e segmentado.






Camarillo, et. al.          Standards Track                    [Página 16]


Página Original:






Observação:
  Modelo 'offer/answer' do documento original em inglês foi traduzido para o
  português como: modelo oferta-aceite.




Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.