RFC 3261 Português Página 26 :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

RFC 3261 Português Página 26

RFC 3261            SIP: Session Initiation Protocol           Junho 2002
Upstream: Uma direção de encaminhamento de mensagem dentro de uma transação que se refere à direção que o fluxo respostas do servidor agente-usuário de volta ao cliente agente-usuário.
URL-encoded: Uma string de caractere codificada de acordo com a RFC 2396, Section 2.4 [5].
User Agent Client (UAC): Um cliente agente-usuário é uma entidade lógica que cria uma nova requisição, e, então usa a máquina de estado da transação do cliente para enviá-la. O papel do UAC dura só pelo tempo dessa transação. Em outras palavras, se uma parte de software inicia uma requisição, ele age como um UAC pela duração dessa transação. Se receber uma requisição depois, ele assume o papel de um servidor agente-usuário para o processamento dessa transação.
UAC Core: O conjunto de funções de processamento exigidas de um UAC que reside acima das camadas de transação e de transporte.
User Agent Server (UAS): Um servidor agente-usuário é uma entidade lógica que gera uma resposta a uma requisição SIP. A resposta aceita, rejeita ou redireciona a requisição. Essa função só dura o tempo dessa transação. Em outras palavras, se um parte de software responde a uma requisição, ele age como um UAS pela duração dessa transação. Se ele gerar uma requisição depois, ele assume o papel de um cliente agente-usuário para o processamento dessa transação.
UAS Core: O conjunto de funções de processamento exigidas de um UAS que reside acima das camadas de transação e de transporte.
User Agent (UA): Uma entidade lógica que pode atuar tanto como um cliente agente-usuário quanto como um servidor agente-usuário.
O papel de UAC e de UAS, bem como de servidores proxy e de redirect, são definidos numa base transação-a-transação. Por exemplo, o agente-usuário que inicia uma chamada age como um UAC quando envia a requisição INVITE inicial e como um UAS quando recebe uma requisição BYE da parte chamada. De forma similar, o mesmo software pode agir como um servidor proxy para alguma requisição e como um servidor redirect para a próxima requisição.
Servidores Proxy, de localização e registrador definidos acima são entidades lógicas; implementações PODE combiná-los em uma única aplicação.
7 Mensagens SIP
O SIP é um protocolo baseado em texto e usa o charset UTF-8 (RFC 2279 [7]).
Rosenberg, et. al.          Standards Track                    [Página 26]


Observações importantes a cerca dessa tradução:
A tradução de algumas terminologias do SIP:

User agent ficou como agente-usuário;
Header field como campo-cabeçalho;
Requests ficou em português como requisições no plural e no singular requisição.

Quanto às palavras/verbos usadas em documentos RFC's tramitando em trilha de 
padronizações, que obedecem as regras da RFC 2119/IETF, foram traduzidas
para o português conforme a seguir:

MUST:
PRECISA, REQUERER, OBRIGAR, EXIGIR, FORÇAR, É OBRIGATÓRIO, É FORÇOSO, 
NECESSITAR, É MANDATÓRIO.

MUST NOT:
NÃO PODE, É PROIBIDO, É VEDADO.

SHOULD:
DEVE, É RECOMENDADO.

SHOULD NOT:
NÃO DEVE, NÃO É RECOMENDADO.

MAY:
PODE, É OPCIONAL.


Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.