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segunda-feira, 25 de julho de 2011

Institucionalizando padrões para comunicações unificadas



Empresas têm relutado em suportar padrões de comunicações unificadas (UC), mas usuários demandam por conectividade pela extranet e acesso para aplicações UC para além do firewall está despertando renovado interesse em padrões UC.


Padrões no mundo das comunicações unificadas e telefonia IP são um tanto parecido com o fazer exercícios e comer de forma saudável – todos concordam que eles são uma coisa boa, mas na realidade, poucos fazem valer seu uso. Pesquisas da Nemertes mostram que a vasta maioria de implementações UC diz que suportam padrões, mas não fazem nada para promovê-los; eles exigem suporte ao SIP para interconectividade de sistema a sistema, mas dependem largamente de protocolos proprietários como SCCP da Cisco, RTAudio/RTVideo da Microsoft ou outros protocolos proprietários para aplicações nas pontas.

Contudo, os padrões UC estão ganhando nova atenção entre os projetistas UC graças à crescente demanda de usuário por conectividade pela extranet. Setenta e quatro por cento dos participantes no próximo Benchmark Comunicações e Computação da Nemertes 2011-2012 estão implantando, planejando implantar ou avaliar a diversidade de aplicações UC para extranet incluindo IM, presença, voz e vídeo. Abarcar o abismo de aplicações UC apenas internas para permitir conectividade além das fronteiras da empresa, e normalmente com sistemas distintos, requer um meio de comunicação padrão.

Muitos projetistas em TI já estão praticamente familiarizados ao SIP, mas o SIP tão somente não é tudo em termos de interoperabilidade de UC. O SIP define meramente um padrão de sinalização; negociação de codec’s reais, segurança/criptografia e gerenciamento e ainda exigem padrões interoperáveis subjacentes como o H.264 para encapsulamento de vídeo ou G.711 para áudio.

Em adição ao SIP e aos codec’s subjacentes, projetistas em TI devem familiarizar-se com vários outros padrões UC porque eles estendem aplicações UC para além do firewall.



Extensible Messaging and Presence Protocol (XMPP)

O XMPP é o avô de todos os protocolos UC, desenvolvido em suporte ao projeto mensageria instantânea Jabber de código aberto há muitos anos. O XMPP foi quase tido como morto, devido ao crescimento do SIP e o protocolo SIP for Instant Messaging and Presence Leveraging Extensions (SIMPLES) complementar adotado pela Microsoft e outros, mas o XMPP ressurgiu graças ao suporte inicial do Google e aquisição do Jabber pela Cisco.

Agora, outros fornecedores estão aumentando o suporte XMPP graças à simplicidade e extensibilidade do desenvolvimento baseado em XML. Até mesmo o Skype recentemente adicionou suporte XMPP ao seu cliente Windows atual em beta teste. Analise o XMPP, tanto pela ótica da interoperabilidade como estratégia para estender os protocolos de mensageria para outras aplicações empresariais (por exemplo, serviços de alerta customizados).


SIPconnect 1.1

O Fórum SIP desenvolveu SIPconnect para permitir aos operadores de serviços SIP trunking e fornecedores de sistemas de telefonia IP padronizar interconexões, esperar-se com isso evitar problemas de interoperabilidade que têm assolado muitas das primeiras implementações SIP trunking. Os compradores de TI devem exigir suporte ao SIPconnect 1.1 em qualquer sistema que comprem. Preste atenção também aos resultados dos eventos SIPit para interoperabilidade do Fórum SIP em que fabricantes e operadores de serviço testaram a interoperabilidade baseado em serviços SIP incluindo voz e vídeo.


Telepresence Interoperability Protocol (TIP)

Introduzido pela Cisco e agora suportado pela Polycom e outros, o TIP é projetado para padronizar tudo que for relacionado à interoperabilidade de tele-presença entre múltiplas plataformas de fabricantes abarcando todos os recursos, incluindo áudio direcional e troca de tela para falante ativo. O Consórcio Internacional de Telecomunicações Multimédia (IMTC) realizou recentemente um teste de interoperabilidade TIP com sistemas de fornecedores como Cisco, Polycom, Radvision e Teliris. Avalie o TIP como parte de seus planos de tele-presença pela extranet.

Cada um desses padrões irá desempenhar um papel crescente nos planos de diversas extranet's. Converse com seus fornecedores a cerca de seus planos de suportar e acompanhar os esforços de desenvolvimento de padrões.





About the author: Irwin Lazar is the vice president for communications and collaboration research at Nemertes Research, where he develops and manages research projects, develops cost models, conducts seminars and advises clients. Lazar is responsible for benchmarking the adoption and use of emerging technologies in the enterprise in areas including VoIP, UC, video conferencing, social computing, collaboration and advanced network services.







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