UC será fator crítico para manter produtivos os tele-trabalhadores :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

terça-feira, 31 de março de 2009

UC será fator crítico para manter produtivos os tele-trabalhadores





Comunicações unificadas (UC) são críticas para manter produtivos os tele-trabalhadores



Escrito por Michael Morisy, Repórter de Notícias
26 de Março de 2009 | SearchUnifiedCommunications.com



Em torno de 25% dos adultos pelo menos serão trabalhadores à distância na metade do expediente por volta de 2016, o que impulsionará a necessidade por mais tecnologias colaborativas e comunicações unificadas (UC, em inglês), assim descobriu um estudo recente.

Aquelas empresas que deixarem de investir não somente nas plataformas certas, como também nos processos certos estarão arriscando alienar os empregados e experimentar perdas sérias na eficiência.

O relatório da Forrester "U.S. Telecommuting Forecast, 2009 to 2016" encontrou que o crescimento agudo acontecerá com os trabalhadores remotos ocasionais (menos de uma vez por semana) e regulares (de uma a quatro vezes por semana). O grupo tradicional crescerá de 7,2% de adultos hoje para 12,4% em 2016; trabalhadores remotos regulares crescerão de 5,4% de adultos para 8,6%.

“Está quase claro que os elementos alavancadores são grandes e sistêmicos”, disse Ted Schadler, o autor do relatório e um vice-presidente da Forrester. Ele disse que a penetração mais ampla tem tornado o trabalho remoto possível, e os avanços na forma como as pessoas se comunicam também estão contribuindo para o crescimento do trabalho à distância.

A adoção de mensageiros instantâneos (IM, em inglês) nas corporações e os avanços em colaboração de documento tanto ajudam a manter trabalhadores remotos conectados a vida do escritório quanto os permite coordenar as equipes com atenção distantes fisicamente, disse Schadler.

Não é nenhuma coincidência que mensageiro instantâneo e colaboração de documento são áreas nas quais os principais fornecedores – da Cisco e Microsoft até a IBM e Google – estão ativamente investindo, ainda que sejam de forma vanguardista no âmbito das melhores práticas internas.

“Redes sociais e rico perfil de empregados suplantam o bebedouro. A Cisco e a HP são duas companhias que estão usando redes sociais para trazer seus empregados juntos”, descobriu o relatório. “O experimento ‘HP Labs’ é chamado simplesmente 'WaterCooler' (bebedouro de água fria) para definir seu propósito”.

O projeto da HP, como descrito em um blogspot, tenta capturar a corporação informal “zeitgeist”, monitorando e compartilhando o que as pessoas estão lendo, trabalhando, e falando em um sistema fácil de usar que serve como uma mesa de referência criada pelo usuário ao mesmo tempo que conecta indivíduos de opiniões semelhantes que de outra maneira não poderiam se encontrar, digitalmente ou na vida real.

E nem afeta aqueles trabalhadores remotos, que frequentemente já auto escolhem trabalhar remotamente, que estão dispostos a trabalhar fora do ambiente da empresa com a garantia de que permanecem ligados ao escritório da empresa.

“Trabalhadores remotos, desde que eles já estejam trabalhando de casa, vão descobrir seus jeitos”, disse Schadler. “Eles estarão altamente motivados para resolver seus problemas”.



Nem tudo são flores

A despeito da pronta disponibilidade de uma variedade de ferramentas, companhias devem esperar algum crescimento importante nos esforços para aumentar o tele-trabalho, disse Schadler. As Companhias terão que adotar tecnologia nova, e culturas corporativas precisarão ser mudadas. Mensageiro instantâneo (IM, em inglês), por exemplo, fica “dedicado” aos empregados remotos, que os usam para se contactar rapidamente com os colegas e manter conexões com a empresa, disse ele. Mas empregados no ambiente do escritório raramente usam a tecnologia, conforme a pesquisa da Forrester, revelando que a adoção completa do IM pelos empregados que usam computador é apenas de 30%, quando comparado com aos 90% de uso do e-mail.

“Ela é uma aplicação chave, e eu estou simplesmente abismado que isso esteja situado no patamar de 30%”, disse Schadler, citando suas vantagens sobre telefones em muitos usos, como a capacidade para agilizar múltiplas conversações ou fazer automaticamente uma gravação da conversação.

E quando ela trás colaboração àqueles que estão trabalhando fora da companhia, não existe qualquer razão para as empresas estarem presas à idade de pedra.

“Se você deseja fazer algo de companhia para companhia, ainda é o e-mail, o telefone ou o fax”, disse Schadler. “Vídeo conferência ou IM é quase impossível fazer [através de canais oficiais], mas o pessoal está fazendo de qualquer jeito – simplesmente de uma forma não validada pela área de TI”.

Para esboçar uma cuidadosa estratégia de comunicações unificadas (UC), Schadler sugeriu olhar para aqueles funcionários remotos – em vez de ficar só com as visões estratégicas dos principais fornecedores – como inspiração.

“O usuário escolhe o canal que funciona melhor pra [ele]”, disse ele, referindo-se a escolha de IM, e-mail, vídeo ou uma outra plataforma de comunicação. Deixar esses canais discretos – em vez de todos conectados através de servidores de presença centralizados que re-roteia inteligentemente mensagens instantâneas para texto ou e-mail ou voz – pode ser a solução mais pragmática, pelo menos para o futuro imediato.

“Eu não estou dizendo que seja uma péssima idéia, ou a visão do fornecedor não seja uma visão boa”, disse Schadler. “Mas... está fadado a ser uma realidade mais caótica do que aquela”.



Observação
No texto original é usado a palavra Telecommuters que pode se referir a:
Trabalhadores que laboram remotamente, de casa, à distância, do local de trabalho.
Trabalhadores laborando remotamente do local de trabalho usando um computador conectado à rede da empresa.
Trabalhadores laborando de casa usando um computador que esteja conectado ao local de trabalho.
Trabalhadores que laboram viajando constantemente a serviço da empresa.






Volta ...













Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.