PABX Asterisk Lucra com o Momento :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

sábado, 7 de março de 2009

PABX Asterisk Lucra com o Momento





PABX’s Open Source Levam Vantagem com o Momento


CIOs atribuem interesse deles ao montante mínimo necessário de capital para começar e o elevado nível de flexibilidade que as aplicações de código fonte aberto geralmente apresentam.


Escrito por Ed Scannell
Information Week
2 de Março de 2009, 04:05 PM


Tempos de crise difícil tem resultado em boas notícias econômicas para fabricantes de PABX’s open source.

Em um estudo divulgado pelo Eastern Management Group baseado em um levantamento com 6.000 executivos de TI, produtos PABX baseados em open source e soluções completas contabilizam agora 18% do mercado de PABX.

Muitos dos executivos que compraram PABX’s open source estão usando a solução da Digium chamada Asterisk, de acordo com o relatório. Explicando seu sucesso, os dirigentes da Eastern disseram que eles estão percebendo um elevado nível de envolvimento dos CIO’s. Eles atribuem esse interesse ao montante mínimo de capital necessário para começar e a elevada flexibilidade que as aplicações open source apresentam geralmente.

“Os CIO’s são atraídos pra isso porque o custo é zero para implementar e há chances de que os administradores de sistemas saibam como instalar e fazê-lo funcionar. Os CIO’s são de fato capazes de reusar seus sistemas antigos de telefonia. Eles desejam migrar para uma plataforma mais sofisticada de retaguarda sem jogar fora seus indestrutíveis handsets Nortel; eles podem fazer isso em fases com o Asterisk”, disse John Todd, o diretor da comunidade open source do Asterisk.

Todd, contudo, salientou que existem custos associados com a instalação do Asterisk, notadamente um "forklift upgrade", ou significativa atualização de um sistema usuário. Todd recomendou que usuários contratem os serviços de uma empresa especializada para fazer a instalação inicial, e só depois então permitir que o staff de TI da empresa o mantenha.

Os 15% de participação de Mercado da Nortel cedeu lugar ao 18% de participação da Digium com os PABX’s open source, com a Cisco chegando em terceiro lugar com 12%. Veja aqui um gráfico de pizza sobre a participação dos principais players no mercado dos Estados Unidos.

O relatório sustenta que existe um Mercado se deslocando atualmente mudando de lugar, graças à chegada do open source, fabricantes de sistema tradicional de telefonia estão competindo por dólares em um mercado que está se contraindo consistentemente. Por causa do software PABX ser software livre e porque ele pode ser baixado livremente, se supunha então que ele estivesse sendo usado quase exclusivamente em laboratórios, declara o levantamento. Mas essa suposição estava fundamentalmente errada.

“Quando a dúvida passou, nós descobrimos que open source é o PABX escolhido de uma grande e crescente parcela do mercado comercial”, disse John Malone, CEO do Eastern Management Group.

Dando evidente apoio ao ponto de vista de que PABX’s estão conquistando a aceitação fora dos seus mercados tradicionais, Malone disse que 40% das empresas que instalaram PABX’s open source em 2008 foram no mercado governamental, educacional, varejista, medicina e financeiro. E mais, tanto empresas grandes quanto empresas pequenas estão instalando mais de um PABX.

Para CIO’s que estão estudando justamente trocar seus PABX, ele recomendou contratar uma empresa especializada pelo menos uma vez para instalar o Asterisk, deixando o pessoal de TI para dá-lo manutenção. Mas empresas que buscam integrar com plataformas comerciais complexas ou call centers, os custos serão altos, ele acrescentou.


Proteger um IPABX apresenta alguns desafios, mas medidas básicas podem ajudar. Information Week publicou uma análise independente desse tópico. Baixe o relatório aqui (requer registro).




Complementa essa matéria o conteúdo do site AsteriskExperts. Leia Pesquisa comprova, mercado adota Asterisk em massa.












Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.