Escola Implementa Rede Sem Fio para Laptop's de Estudantes :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Escola Implementa Rede Sem Fio para Laptop's de Estudantes




Escola Implementa Rede WLAN 802.11n (300Mbits) para Suportar Programa de Laptop de Estudantes


Escrito por Shamus McGillicuddy, Editor de Notícias
24 de Fev. 2009 | SearchNetworking.com


Quando uma high school Católica para garotas decidiu fornecer um tablet PC para cada estudante, a escola precisou implementar uma infra-estrutura Wireless LAN (WLAN) para fornecer conectividade às garotas ao longo do campus da escola.

O Instituto Nostradamus, uma escola em Baltimore, fica em prédio de 157 anos de idade que tem muitos alojamentos em argamassa sobre paredes de tijolo com espessura de mais de 40 centímetros. A construção tinha apresentado só um desafio à escola até então. Quando da instalação de uma rede cabeada alguns anos atrás dado que foi difícil instalá-la. Agora a escola precisou saber como conseguir um bom sinal wireless em um prédio com paredes de tal espessura. Os pontos de acesso também precisavam ficar esteticamente agradáveis.

"Quando nós cabeamos a escola há 10 anos atrás [com uma rede], foi um grande desafio porque nós tivemos que perfurar todos aqueles tijolos e argamassa espessa", disse Fred Germano, o diretor de tecnologia da escola. "Nós também queríamos prender esses pontos de acesso e passar o cabo de rede até eles de forma a deixá-los tão discretos quanto fosse possível, de um ponto de vista arquitetônico porque o prédio era uma construção [antiga] que tinha 'tin ceilings', e nós não queríamos descaracterizá-la tanto assim".

Scott Peterson, um gerente de vendas regional para Trapeze Networks, fornecedor da rede WLAN escolhida pela escola, disse que o prédio apresentava um desafio incomum. Tipicamente, a Trapeze usa o módulo de planejamento RF em seu software RingMaster de gerenciamento WLAN para planejar o layout para os pontos de acesso.

"Se fosse uma construção nova, nós poderíamos inserir arquivos CAD [projeto auxiliado por computador] e ler todas as camadas de CAD que considera todos os diferentes materiais da construção", disse Peterson. "Nós não conseguimos fazer assim nesse caso. Nós precisamos acionar o nosso grupo de serviço profissional para fazer um levantamento in loco. Eles entraram com access-point colocado sobre um tripé e percorreram o prédio".

O levantamento in loco permitiu a Trapeze desenvolver um planejamento para a implantação da WLAN na escola.

"Nós queríamos ter hotspots wireless consistentes ao longo do prédio", disse Germano. "Eles colocaram os pontos de acessos na área e mediram o sinal a partir de cada alojamento e saguão do prédio, e então os instalamos em conformidade com o que foi planejado por eles".

Os pontos de acesso da Trapeze também foi uma atração na escola pelos seus tamanhos físicos. Eles se assemelham a pequenos detectores de fumaça de cigarro sem antena que se projetam, de modo que eles não se destoam da arquitetura do prédio.

Ao todo, a escola instalou 40 pontos de acessos MP-432 802.11n da Trapeze, todos gerenciados centralizadamente através de um controlador MX-200 Mobility Exchange.

Todos os pontos de acesso são alimentados pelo próprio cabo Ethernet (PoE) via o cabo de rede que foi instalado há 10 anos atrás, disse Germano. A instalação wireless exigiu que ele instalasse seis switch’s Ethernet adicionais para ajudar na alimentação e conectividade da rede PoE em áreas remotas do prédio que estavam distantes dos quadros de energia.

Nessa primavera, a escola iniciará seu programa tablet PC, dando computadores para cada estudante que entra no primeiro ano. No momento, a LAN Wireless está ativa e operando, mas somente professores tem tablet PC’s conectados a ela.

Germano disse que a escola testou a robustez dos pontos de acesso recentemente quando abrigou um evento de desenvolvimento profissional para 30 a 40 membros da faculdade em uma sala de aula. Cada professor estava usando a rede Wireless para conectar o PC dele ou dela a rede a fim de baixar arquivos para a sessão de treinamento. Não aconteceu nenhum problema com conectividade, disse ele.

"O teste real acontecerá quando os calouros chegarem para a classe de primavera", disse ele. "Essa terá 100 novos estudantes [com computadores], e a depender de como as classes individuais sejam organizadas, a rede realmente será testada de fato".

O pico de uso sobre cada ponto de acesso provavelmente será de 25 estudantes com PC’s, disse Germano. Ele estará usando o software RingMaster da Trapeze para monitorar a rede através do controlador central. "É muito fácil ver onde o sinal está mais forte e onde você pode precisar particularmente fortalecer o sinal dos pontos de acesso para gerenciar a carga".

A escola também contará com o controle de acesso a rede do McAfee para forçar o policiamento sobre a LAN Wireless. Por exemplo, outros dispositivos pessoais, como iPhones, não serão proibidos de acessar a rede Wireless, mas Germano vai assegurar que os dispositivos tenham antivírus atualizados e proteção anti-spyware. A escola bloqueará também aplicações devoradoras de banda como compartilhamento de arquivos MP3 e vídeo, usando o recurso de filtragem do seu firewall.

Vídeo poderá ser permitido no futuro para propósitos educacionais, contudo. "Nós estamos avaliando a distribuição wireless de vídeo e streaming", disse Germano. "Mas é apenas um pouco entre as possibilidades exploratórias nesse momento".



Deixe-nos saber o que você achou sobre a história; email: Shamus McGillicuddy, Editor de Notícias.

















Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.