Links sobre Controle de Tráfego :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Links sobre Controle de Tráfego




Autor Original do texto:

Martin A. Brown
martin@linux-ip.net
http://linux-ip.net




11. Links que Detalham Controle de Tráfego

Essa seção identifica inúmeros links para documentação sobre controle de tráfego e software de controle de tráfego Linux. Cada link será listado com uma breve descrição do conteúdo desse site.

HTB site, HTB user guide e HTB theory (Martin “devik” Devera)

Hierarchical Token Bucket, HTB, é uma disciplina de enfileiramento classful. Amplamente usado e suportado ele é também moderadamente bem documentado no guia de usuário e no Site do Stef Coene (veja abaixo).



General Quality of Service docs (Leonardo Balliache)

Existe uma documentação compreensível e introdutória boa em seu site, e em particular possui algum material excelente que dar uma visão rápida. Veja em particular, a documentação QoS no Linux detalhada entre outros.



tcng (Traffic Control Next Generation) e manual tcng (Werner Almesberger)

O software tcng inclui uma linguagem e um conjunto de ferramentas para criar e testar as estruturas de controle de tráfego. Além de gerar comandos tc como saída, ela também é capaz de fornecer saída para aplicações não Linux. Uma parte importante do pacote tcng que é ignorado nessa documentação é o simulador de controle de tráfego tcsim.

O manual de usuário fornecido com o software tcng foi convertido para HTML com latex2html. A distribuição que acompanha a documentação TeX.



iproute2 e manual iproute2 (Alexey Kuznetsov)

Esse é o código fonte para o pacote iproute2, que inclui o essencial do binário tc. Observe que quando da distribuição iproute2-2.4.7-now-ss020116-try.tar.gz, o pacote não suportava o HTB, portanto uma aplicação de patch será requerido que está disponível a partir do site HTB.

O manual documenta o conjunto completo de ferramentas, embora o utilitário tc não esteja adequadamente documentado aqui. Ao leitor ansioso é recomendada a leitura do HOWTO do LARTC após devorar essa introdução.



Documentation, graphs, scripts and guidelines to traffic control under Linux (Stef Coene)

O Stef Coene reuniu estatísticas e resultados de testes, scripts e dicas para o uso de QoS sob o Linux. Existem alguns gráficos particularmente úteis e orientações disponíveis para implementação de controle de tráfego no site do Stef.



HOWTO do LARTC (bert hubert, et. al.)

O HOWTO “Linux Advanced Routing and Traffic Control” (LARTC) é uma das fontes fundamentais de dados a cerca das técnicas sofisticadas que estão disponíveis para usar sob o Linux. O HOWTO de Introdução ao Controle de Tráfego deve fornecer ao leitor com base suficiente na linguagem e nos conceitos do controle de tráfego. O HOWTO do LARTC é o próximo lugar onde o leitor deve buscar informação sobre controle de tráfego.



Guide to IP Networking with Linux (Martin A. Brown)

Não diretamente relacionado ao controle de tráfego, esse site inclui artigos e documentação geral sobre o comportamento da camada IP no Linux.



Werner Almesberger's Papers

Werner Almesberger é um dos principais desenvolvedores e campões do controle de tráfego sob o Linux (ele também é o autor do tcng, acima). Um dos documentos chaves que descreve a arquitetura inteira de controle de tráfego do kernel Linux é a sua documentação “Linux Traffic Control - Implementation Overview” que está disponível nos formatos PDF ou PS.



Linux DiffServ project

Miseravelmente retirado da página principal do site do DiffServ…

O algoritmo Differentiated Services (sigla: Diffserv) é uma arquitetura para fornecer diferentes tipos ou níveis de serviço para tráfego de rede. Uma das características chave do Diffserv é que os fluxos são agregados na rede, de sorte que roteadores centrais somente precisam diferenciar comparativamente um número pequeno de fluxos agregados, mesmo que esses fluxos contenham milhares ou milhões de fluxos individuais.
















Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.