Introdução ao Controle de Tráfego Linux :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Introdução ao Controle de Tráfego Linux




Autor Original do texto:

Martin A. Brown
martin@linux-ip.net
http://linux-ip.net




1. Introdução ao Controle de Tráfego Linux
O Linux oferece um conjunto muito rico de ferramentas para gerenciamento e manipulação na transmissão de pacotes. A grande comunidade Linux é muito familiar com as ferramentas disponíveis com o Linux para alteração de pacote e implementar firewall (netfilter, e antes desse, o ipchains) bem como centenas de serviços de rede que podem rodar sobre o sistema operacional. Poucos dentro da comunidade e muito poucos ainda fora da comunidade Linux têm consciência do tremendo poderio do subsistema de controle de tráfego que cresceu e amadureceu sob os kernels 2.2 e 2.4.

Esse HOWTO objetiva introduzir os conceitos de controle de tráfego, os elementos tradicionais (em geral), os componentes da implementação de controle de tráfego Linux e fornece algumas orientações. Esse HOWTO representa a coleção, o amálgama e síntese do HOWTO do LARTC, documentação dos projetos individuais e mais importante a lista de email LARTC além de um período de estudo.

Para a criatura impaciente, que simplesmente deseja experimentar imediatamente, é recomendado ler o HOWTO de Controle de Tráfego usando tcng e HTB e HOWTO do LARTC para satisfação imediata.


1.1 Público Alvo e suposições sobre o leitor
O público alvo para esse HOWTO é o administrador de rede ou usuário caseiro conhecedor que deseja uma introdução ao campo do controle de tráfego e uma visão rápida das ferramentas disponíveis com o Linux para implementação de controle de tráfego.

Eu estou supondo que o leitor é confortável com os conceitos UNIX e com a linha de comando e tem um conhecimento básico de implementação de rede IP. Usuários que desejam implementar controle de tráfego pode ser exigido a habilidade de aplicar patch, compilar e instalar um kernel ou pacote de software[1]. Para usuários com kernels mais recentes (2.4.20+, veja também Seção 5.1, “Requerimentos de Kernel”), contudo, a habilidade de instalar e de usar software pode ser tudo exigido.

Falando de um modo geral, esse HOWTO foi escrito com um usuário sofisticado em mente, talvez alguém que já teve experiência com controle de tráfego com o Linux. Eu suponho que o leitor pode não ter nenhuma experiência anterior de controle de tráfego.


1.2 Convenções
Esse texto foi escrito em DocBook (versão 4.2) com o vim. Toda formatação foi aplicada por xsltproc baseado na folha de estilos dos DocBook XSL e LDP XSL. Formatação de fonte e convenções são similares a muitas impressões e documentação técnica distribuída eletronicamente.


1.3 Abordagem Recomendada
Eu recomendo fortemente ao leitor ávido fazer uma primeira investida na disciplina de controle de tráfego, para ficar exatamente familiar casualmente com o utilitário de linha de comando tc, antes de se concentrar no tcng. O pacote de software tcng define uma linguagem completa para descrever as estruturas de controle de tráfego. Inicialmente, essa linguagem pode parecer assombrosa, mas o mistério daquelas coisas básicas dará rapidamente ao usuário uma habilidade muito mais ampla para empregar (e implementar) as configurações de controle de tráfego do que daria o uso direto de tc.

Onde for possível, eu tentarei dar preferência à descrição do comportamento do sistema de controle de tráfego Linux de uma forma abstrata, embora em muitos casos eu necessitarei fornecer a sintaxe de um ou de outros sistemas comuns para definir essas estruturas. Eu não poderei fornecer exemplos tanto na linguagem tcng quanto na linha de comando tc, logo o usuário esperto adquirirá alguma familiaridade com ambos.


1.4 Conteúdo faltante, correções e feedback
Existe ainda conteúdo que está faltando a esse HOWTO. Em particular, os itens seguintes serão acrescentados em algum ponto dessa documentação.

• Uma descrição e o diagrama do GRED, WRR, PRIO e CBQ.
• Uma seção de exemplos.
• Uma seção que detalha os classificadores.
• Uma seção que discute as técnicas para medição de tráfego.
• Uma seção que cobre os medidores.
• Mais detalhes sobre tcng.

Eu dou boas vindas as sugestões, correções e feedback em . Todos os erros e omissões são devidos estritamente lapsos de minha parte. Embora eu tenha feito todo o esforço para verificar a incorreção factual do conteúdo apresentado aqui, Eu não posso aceitar qualquer responsabilidade por ações tomadas sob a influência desse documento.



________________________________________
[1] Veja Seção 5, “Software e Ferramentas” para mais detalhes sobre o uso ou instalação de um mecanismo particular de controle de tráfego, kernel ou utilitário de linha de comando.









 ... Retorna











Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.