Disciplinas de Enfileiramento para Gerenciamento de Banda :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Disciplinas de Enfileiramento para Gerenciamento de Banda




Capítulo 9 - Disciplinas de Enfileiramento para Gerenciamento de Largura de Banda


Agora que eu descobri esse recurso, eu realmente fiquei surpreso. O Linux 2.2/2.4 vem com tudo que é necessário para gerenciar largura de banda comparável com os grandes sistemas dedicados de gerenciamento de banda com nível tecnológico estado da arte.

O Linux de fato avançou bastante para oferecer muito mais do que tão somente Frame e ATM.

Justamente para evitar confusão, o utilitário tc usa as seguintes regras na especificação de largura de banda:

mbps = 1024 kbps = 1024 * 1024 bps => byte/s
mbit = 1024 kbit => kilo bit/s.
mb = 1024 kb = 1024 * 1024 b => byte
mbit = 1024 kbit => kilo bit.

Internamente, o número é armazenado em bps e b. Mas quando o utilitário tc imprime a taxa, ele usa o seguinte:

1Mbit = 1024 Kbit = 1024 * 1024 bps => byte/s


9.1. Filas e Disciplinas de Enfileiramento explicadas

Com o uso de enfileiramento nós determinamos o modo como os dados são ENVIADOS. É importante entender que só podemos dar tratamento no que diz respeito à prioridade aos dados que transmitimos.

No modo como a Internet funciona, nós não temos qualquer controle direto sobre as pessoas que nos enviam informações. É um tanto parecido com a caixa (física!) de correio de sua residência. Não existe nenhuma forma no que diz respeito a como você possa influenciar o mundo externo de sorte que modifique a quantidade de correspondência que as pessoas o enviam, sem entrar em contato com todos.

No entanto, a Internet é normalmente baseado na pilha TCP/IP que possui algumas funcionalidades que nos ajudam. A pilha do protocolo TCP/IP não possui nenhuma forma de saber a capacidade da rede entre dois hosts, portanto ela simplesmente transmite os dados progressivamente mais rápidos (inicia lento!) e quando pacotes começam a ser perdidos, devido a não existir nenhum reservatório para enviá-lo, ele ficará lento. Na realidade é um pouco mais inteligente do que isso, porém é quase isso o que acontece normalmente.

Isso é o equivalente a não ler a metade das suas correspondências, e esperar que as pessoas parem de enviá-las. Com a simples diferença de que isso funciona na Internet. 

Se você tiver um roteador e deseja que certos hosts em sua rede deixem de fazer download tão rápido, você precisa ajustar a interface *interna* do seu roteador, justamente àquela interface através da qual são enviados os dados aos computadores na sua rede interna.

Você também precisa assegurar que está controlando o gargalo gerado pela própria velocidade do link. Se você tiver um cartão de interface de rede de 100Mbit e se você tiver um roteador que possui um link de 256kbits, você precisa assegurar que não estará enviando dados além do que o seu roteador possa suportar. Do contrário, será o roteador quem está controlando o link e ajustando a banda disponível. Nós precisamos, por assim dizer, ‘possuir a fila’, e precisamos ter o link mais lento no encadeamento.

Felizmente isso é possível facilmente.









Autores Originais dos textos:

Bert Hubert (Netherlabs BV)
bert.hubert@netherlabs.nl

Thomas Graf (Autor de Seção)
tgraf@suug.ch

Gregory Maxwell (Autor de Seção)
greg@linuxpower.cx

Remco van Mook (Autor de Seção)
remco@virtu.nl

Martijn van Oosterhout (Autor de Seção)
kleptog@cupid.suninternet.com

Paul B Schroeder (Autor de Seção)
paulsch@us.ibm.com

Jasper Spaans (Autor de Seção)
jasper@spaans.ds9a.nl

Pedro Larroy (Autor de Seção)
piotr@member.fsf.org

















Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.