MTRR (Memory Type Range Register) support :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

terça-feira, 22 de abril de 2008

MTRR (Memory Type Range Register) support




----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MTRR (Memory Type Range Register) support

CONFIG_MTRR:

Na família de processadores P6 Intel (Pentium Pro, Pentium II e posteriores) os Memory Type Range Registers (MTRRs) podem ser usados para controlar o acesso do processador as faixas de memória.

Isso é muito útil se você tiver uma placa de vídeo (VGA) em uma barramento PCI ou AGP. Os Memory Type Range Registers (MTRRs) são registradores de controle que fornecem software de sistema com o controle de como os acessos as faixas de memória pela CPU são colocados em cache.

Ele usa um conjunto de registradores programáveis específicos de modelos (MSRs) que são registradores especiais fornecidos por muitas CPUs modernas.

Write combining (WC) é uma técnica de barramento de computador para permitir que dados sejam combinados e temporariamente estocados em um buffer - buffer de acumulação para escrita (WCB), para ser liberado tudo junto depois em modo burst em vez de fazer escrita imediatamente como pedaços de bits únicos e pequenos.

Habilitar write-combining permite as transferências de escrita no barramento sejam combinadas em um bloco maior de transferência antes de lançá-los de vez sobre o barramento PCI/AGP para permitir escritas mais eficientes aos recursos do sistema como à memória da placa gráfica.

Isso pode aumentar 2.5 vezes ou mais a performance de operações de escrita de imagem, ao custo de perda das semânticas simples de leitura/ escrita seqüenciais da memória normal. Dizer Y aqui cria um arquivo /proc/mtrr que pode ser usado para manipular os MTRRs de seu processador. Tipicamente o servidor X deve usar isso.

Esse código possui uma interface razoavelmente genérica de sorte que controle similar de registradores em outros processadores pode ser facilmente suportado também:

Os processadores Cyrix 6x86, 6x86MX e M II possuem os Address Range Registers (ARRs) que fornecem uma funcionalidade similar aos MTRRs. Para esses, os ARRs são usados para emular os MTRRs. Os processadores AMD K6-2 (estágio 8 e superior) e K6-3 possuem dois MTRRs.

O Centaur C6 (WinChip) possui 8 MCRs, que permite write-combining. Todos esses processadores são suportados por esse código e faz sentido dizer Y aqui se você tiver um deles.

Dizer Y aqui também concerta um problema com BIOS´s SMP com bug´s que somente define os MTRRs para o boot da CPU principal e não para as CPUs secundárias. Isso pode domar todos os tipos de problemas, assim é uma boa dizer Y aqui.

Você pode seguramente dizer Y mesmo que sua máquina não possua os MTRRs, você apenas acrescentará em torno de 9 KB o tamanho de seu kernel.

Veja o arquivo Documentation/mtrr.txt para mais informações.

Symbol: MTRR [=y]
Prompt: MTRR (Memory Type Range Register) support
  Defined at arch/i386/Kconfig:642
  Location:
    -> Processor type and features



























Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.