Opções de Montagem do RAMFS :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Opções de Montagem do RAMFS



A segue uma versão do conteúdo do arquivo texto ramfs que documenta o sistema de arquivo ramfs acompanha os fontes do Kernel Linux. Pra quem pretende implementar sistemas grandes com Asterisk e OpenSER e em geral outros sistemas que demandam recurso de máquina precisa considerar esse tipo de recurso do Linux. Notadamente, se o sistema executa muito I/O com o disco.



Documentation/filesystems/ramfs.txt




ramfs
- Permite redimensionamento automático de memória baseado em filesystem.



Ramfs é um sistema de arquivo que mantém todos os arquivos na RAM. Ele permite acesso de
leitura e escrita. Em contraste com os RAMdisks, que mantém alocada uma quantidade fixa de RAM, o ramfs expande e encolhe de modo a acomodar os arquivos que ele contém.



Você pode montar o ramfs com:

Linux#: mount -t ramfs nome /mnt/qualquerlugar



Então apenas crie e use os arquivos. Quando o sistema de arquivo é desmontado, todo o seu conteúdo será perdido.



NOTA!
Este sistema de arquivo é provavelmente muito útil não como um sistema de arquivo real, mas como um exemplo de sistemas de arquivos virtuais que pode ser escrito.




Limites do Recurso:


Por padrão um sistema de arquivo ramfs será limitado ao uso da metade da metade da memória (física) para armazenamento dos conteúdos dos arquivos, um pouco mais quando os meta dados for incluídos. Os limites de uso dos recursos do ramfs podem ser controlados com as seguintes opções do comando mount:



maxsize=NNN
Define o uso máximo de memória permitido do sistema de arquivo para NNN kilobytes. Isso será arredondado pra baixo a um múltiplo do tamanho da página. O padrão é a metade da memória física.




NB. Diferente de muitos outros limites, definindo esse a zero *não* significa sem limite, mas limitará normalmente o tamanho dos dados do sistema de arquivo a zero página. Pode existir um uso para isso em alguma situação pervertida.



maxfilesize=NNN
Define o tamanho máximo de um arquivo simples no sistema de arquivo a NNN kilobytes. Isso será arredondado pra baixo a um múltiplo do tamanho da página. Se NNN=0, não existe limite. O padrão é sem limite.




maxdentries=NNN
Define o número máximo de entradas de diretório no sistema de arquivo (hard links) para NNN. Se NNN=0, não existe limite. Por padrão é definido como maxsize/4.




maxinodes=NNN
Define o número máximo de nós-i (ou seja, arquivos distintos) no sistema de arquivo para NNN. Se NNN=0, não existe limite. O padrão é sem limite (mas nunca pode haver mais nós-i que entradas de diretórios).






Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.