2.4 Aparelhos (Stations) :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

sábado, 26 de julho de 2008

2.4 Aparelhos (Stations)



2.4 Aparelhos (Stations)


Um aparelho SLA é um mapeamento entre um aparelho virtual e um dispositivo Asterisk real. Atualmente, o único driver de canal que tem todas as funcionalidades necessárias para suportar um ambiente SLA é o canal sip. Assim, para configurar um telefone SIP para ser usada como um aparelho, você precisa configurar os arquivos sla.conf e o sip.conf.


[station1]

type=station

device=SIP/station1

trunk=line1

trunk=line2



Aqui está algumas dicas de como configurar um telefone SIP para uso com o SLA:


1. Adicione o canal SIP como um [station] no arquivo sla.conf.


2. Configure o telefone no arquivo sip.conf. Se a configuração de dialplan automático foi usada pela ativação da opção ”autocontext” no arquivo sla.conf, então essa linha de entrada no arquivo sip.conf teria o mesmo parâmetro context.


3. No telefone em si, existem varias coisas que precisam ser configurados para fazer tudo funcionar corretamente:


Digamos que esse telefone seja chamado de ”station1” no arquivo sla.conf e ele usa troncos nomeados como line1” e line2”.


a) Dois botões de linha precisam ser configurados para fazer subscribe ao estado das seguintes extensões: - station1_line1 - station1_line2.


b) Os botões de monitoração de linha seriam configurados para discar as extensões para os quais eles estão subscritos quando eles são pressionados.


c) Se você gostaria que o telefone automaticamente se conectasse a um tronco quando ele for tirado do gancho, então o telefone seria automaticamente configurado para discar ”station1” quando ele for tirado do gancho.




> Prossegue ...



Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.