Endereço de Serviço no HA :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Endereço de Serviço no HA



Endereço de Serviço (Service Address)


Um endereço de serviço é um endereço que é gerenciado pelo sistema HA, e é movido sempre em torno dos serviços correspondentes que estão rodando. Tais endereços de serviços são os endereços pelos quais os clientes e usuários dos serviços do HA acessam estes serviços do HA. Eles são tipicamente estocados no DNS com nomes bem conhecidos como "www.ibm.com" ou similar.


É importante que um endereço de serviço não seja gerenciado pelo seu sistema operacional, e que ele seja gerenciado unicamente pelo seu software HA. Se você tentar e obtiver um endereço administrativo para o sistema HA gerenciar, isso causará problemas, porque você pode confundir o sistema HA, o sistema operacional e o sistema HA vão lutar pelo controle deste endereço.


No atual momento, com o script padrão de recurso IPaddr, isso significa que ele precisa ser um alias em uma interface, não o principal (ou o primeiro) endereço IP nesta interface. Cada interface precisa ter um endereço administrativo nela, mas ela pode ter tantos endereços de serviços quantos você precisar. Assim, para n interfaces HA, você tipicamente vai acabar tendo pelo menos 2n endereços IP´s.


O mais recente agente de recurso IPaddr2 (somente no Linux) é capaz de criar uma interface completamente – mesmo se nenhum endereço base já tenha sido estabelecido. Isso muda a equação acima de sorte que para n interfaces HA, você tipicamente vai acabar tendo pelo menos n+1 endereços IP – porque quase todo servidor vai requerer pelo menos um endereço administrativo, de sorte que os administradores do sistema podem logar mesmo quando o servidor não é o ativo.


Note que existe um limite de aproximadamente 100 endereços IP´s em cada interface gerenciada pelo IPaddr, mão não há tal limite naqueles gerenciados pelo IPaddr2.





Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.