Muito Bem Vindo
Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.
Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Support adding drives to a raid-5 array
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Support adding drives to a raid-5 array (Experimental)
CONFIG_MD_RAID5_RESHAPE:
Um conjunto RAID-5 pode ser expandido adicionando drives extras. Isso requer o "restriping" do array o que significa (quase) que todo bloco precisa ser escrito em um lugar diferente.
Essa opção permite tal restriping ser feita enquanto o array estiver online. Contudo, esse é ainda um código EXPERIMENTAL. Ele deve funcionar, mas favor assegure que você tenha feito backup dos seus dados.
Você precisará da versão 2.4.1 ou mais recente do mdadm para usar essa funcionalidade com segurança. Durante o estágio inicial de reorganização existe uma seção crítica onde residem os dados que está sendo sobre escritos.
Um crash durante esse tempo precisa de cuidados extras para recuperação. O mdadm mais novo faz uma cópia dos dados na seção critica e os restaura se for necessário, após um crash.
O uso de mdadm é, por exemplo:
mdadm --grow /dev/md1 --raid-disks=6, para aumentar o '/dev/md1' para se ter 6 discos.
Note que o array pode somente ser expandido, não contraído. Deve haver reservas suficientes já presentes para tornar o novo array viável.
Symbol: MD_RAID5_RESHAPE [=y]
Prompt: Support adding drives to a raid-5 array (experimental)
Defined at drivers/md/Kconfig:138
Depends on: MD_RAID456 && EXPERIMENTAL
Location:
-> Device Drivers
-> Multi-device support (RAID and LVM)
-> Multiple devices driver support (RAID and LVM) (MD [=y])
-> RAID support (BLK_DEV_MD [=m])
-> RAID-4/RAID-5/RAID-6 mode (MD_RAID456 [=m])
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário