Muito Bem Vindo
Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.
Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Modo RAID-0 (striping)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
RAID-0 (striping) mode
CONFIG_MD_RAID0:
Se você disser Y aqui, então o seu driver de múltiplos dispositivos será capaz de usar o assim chamado modo raid0, ou seja, ele vai combinar as partições de disco rígido dentro de um dispositivo lógico de um modo tal que para acrescentá-los igualmente, um pedaço aqui e um pedaço ali.
Isso aumentará a taxa de transferência de dados se as partições residem em discos distintos.
"Striping é a técnica computacional de armazenamento de dados que segmenta logicamente dados seqüenciais, como um simples arquivo, de modo que os segmentos podem ser designados a vários dispositivos físicos (normalmente as unidades de disco no caso de armazenamento RAID, ou interfaces de rede no caso de armazenamento orientado a Grid) de modo round-robin e, portanto, escrito concorrentemente.
Essa técnica é útil quando o processador for capaz de ler ou escrever dados mais rápido do que pode suportar ou aceitar um disco simples. Ao mesmo tempo que os dados estão sendo transferidos do primeiro disco, o segundo disco pode localizar o próximo segmento. Striping pode ser de qualquer tipo: refinado ou não-refinado.
Striping é diferente da técnica de espelhamento (mirroring), embora possam ser utilizados em conjunto.
Vantagens da técnica striping incluem o desempenho e rendimento. Em algumas configurações RAID (como um RAID-5 com um disco de paridade), se uma unidade falhar e o sistema falhar, os dados podem ser restaurados usando os outros discos na matriz. No entanto, em algumas configurações RAID (como RAID-0), se um disco RAID falhar, esse arquivo (e todos os outros dados), serão perdidos, porque o arquivo é salvo em partes, divididos nos vários discos pertencentes ao RAID."
Mais informações sobre o Software RAID no Linux está contido no mini-HOWTO sobre o Software RAID, disponível no site http://www.tldp.org/docs.html#howto.
Nele você também aprenderá onde obter o suporte dos utilitários do espaço de usuário raidtools.
Para compilá-lo como módulo, escolha M aqui: o módulo será chamado raid0.
Se estiver inseguro, diga Y.
Symbol: MD_RAID0 [=m]
Prompt: RAID-0 (striping) mode
Defined at drivers/md/Kconfig:46
Depends on: BLK_DEV_MD
Location:
-> Device Drivers
-> Multi-device support (RAID and LVM)
-> Multiple devices driver support (RAID and LVM) (MD [=y])
-> RAID support (BLK_DEV_MD [=m])
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário