Benefícios das comunicações unificadas móveis :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Benefícios das comunicações unificadas móveis




Os benefícios das comunicações unificadas móveis


Michael F. Finneran, dBrn Associates Inc., 19/08/2009
Fonte: http://searchunifiedcommunications.techtarget.com/tip/0,289483,sid186_gci1365345_mem1,00.html


Um dos principais benefícios a se ganhar com as comunicações unificadas é a capacidade de expandir recursos avançados de comunicação para usuários móveis. Infelizmente, comunicações unificadas (UC) móveis residem na convergência de dois tópicos complexos: mobilidade e comunicações unificadas (UC).


Essa é a primeira parte de uma série de três partes em que iremos explorar as aplicações, a tecnologia e os benefícios da UC móvel.


Definindo os benefícios das comunicações unificadas (UC) móveis

Muitos profissionais de TI ainda confundem comunicações unificadas (UC), com a definição anterior de "mensageria unificada", mas a visão da UC evoluiu para muito além disso. UC engloba agora a idéia de integrar todas as comunicações da empresa em um lugar comum que permitem aos usuários ver todos os seus contatos e identificar seu status de presença. Esse estado de presença que incluem dentro/fora do escritório, em reunião, em um site remoto, de férias, e seria especificar os tipos de comunicação que pudesse ser aceito (voz, vídeo conferência, e-mail, mensagem de texto, etc.).

Presença de usuários seria atualizada automaticamente a partir de suas agendas, e de um mecanismo baseado em regras que lhes permitam definir diferentes níveis de "disponibilidade" para diferentes contatos (chefe, cliente, interno, família, etc.). Assim, a idéia de "unificada", agora diz respeito à entrada e saída de comunicações, em todos os meios de comunicação, bem como a integração de aplicações e suas interfaces - tudo em uma única plataforma.

Junto com essas características refinadas de usuários, UC engloba também a idéia de processos de negócio orientados a comunicações onde essas ricas funções de comunicação poderiam ser integradas para agilizar tarefas rotineiras da empresa. Assim, UC possui hoje quase a capacidade de integrar todos os recursos humanos e de TI da organização em uma única plataforma para sustentar os objetivos da empresa.


Benefícios da UC móvel

Com as comunicações unificadas, uma organização pode prover uma infra-estrutura que suporta uma nova forma de fazer negócios que é mais eficiente, mais ágil e, por conseguinte, mais produtiva. Os principais benefícios da UC móvel são:

• Presença: Isso fornece a capacidade para determinar em tempo real quais recursos estão disponíveis para os tipos de comunicações, ao mesmo tempo que permite aos usuários individuais a habilidade para gerenciar e controlar a sua própria disponibilidade.

• Acessibilidade: Com a mobilidade, UC pode tornar todos os recursos humanos e da informação da organização disponível para os contactos predeterminados, independentemente de as pessoas estarem ou não em suas mesas, no fundo do corredor, ou em um outro continente.

• Produtividade: Para usuários individuais, UC permite uma melhor gestão do tempo e das comunicações. A nível macro, comunicações melhor integradas e mais funcionais podem permitir que as organizações se tornem mais flexível, ágil e dar respostas rápidas.

• Segurança e controle: implementado corretamente, UC móvel também oferece às organizações a habilidade de controlar o acesso de suas comunicações garantindo que todas as chamadas recebidas possam ser encaminhadas através de um número da empresa. Além disso, esses recursos avançados de comunicações podem ser estendidos aos usuários remotos sem comprometer a segurança de informações sensíveis da corporação.


Se isso tudo pode soar um tanto esotérico, então vamos analisar um exemplo. Digamos que você é um vendedor que está na estrada e recebe um e-mail em seu dispositivo móvel de uma de suas prospecções de negócios importantes. Você reconhece que, para fechar o negócio, você precisará envolver os engenheiros de dois grupos distintos e obter uma aprovação especial da engenharia de seu chefe. Com o diretório de presença ativado, você pode ver quais engenheiros em cada um dos grupos estão disponíveis, articulá-los em uma teleconferência, e responder ao e-mail do cliente com uma chamada de voz que você adicionará à conferência. Enquanto os engenheiros discutem a solução com a sua prospecção de negócio, você pode enviar o e-mail ou a mensagem de texto ao seu chefe para a aprovação.

Se acrescentarmos mobilidade aos processos de negócio orientados a comunicações, a gama de aplicações que melhoram a produtividade cresce exponencialmente. Serviço de envio, ou a capacidade de localizar o pessoal de serviço por geolocalização baseado em GPS e depois designar a Van de serviço mais próxima para atender a chamada de serviço, é um bom ponto de partida. Com uma interface de programação para aplicativo (API), no entanto, você também pode fornecer orientações sobre a direção de onde eles estão para onde eles precisam estar e, possivelmente, guiá-los pelo caminho menos congestionado. Além disso, um sistema de inventário pode rastrear quais peças estão em cada Van e certificações do técnico do produto, de modo que você despache apenas aquelas Vans com as peças necessárias e os técnicos com o conhecimento exigido.

Atualmente, as comunicações unificadas estão se enraizando nas empresas, particularmente em áreas onde os benefícios são mais evidentes. Essas áreas incluem funções como assistência médica, serviços financeiros, CallCenters e outras atividades que demandam intensa comunicação. No entanto, o que está levando a UC para o espaço da mobilidade é o reconhecimento de que mais comunicações integradas funcionais são importantes para qualquer equipe voltada para o cliente ou para o pessoal orientado ao processo. Como as organizações empresariais estão se tornando mais fluida e móvel, nós precisamos estender essa infra-estrutura da UC com o seu estado de presença para aquelas pessoas-chave, em qualquer lugar onde elas forem localizadas.

Na nossa próxima seção, vamos examinar a implementação da convergência fixo-móvel e soluções UC móveis.


Sobre o autor:
Michael Finneran é um consultor independente e analista da indústria especializado em tecnologias wireless, comunicações unificadas móvel e convergência fixo-móvel (FMC). Com mais de 30 anos no ramo de implementação de rede e uma grande experiência, Finneran é um especialista amplamente reconhecido na área. Ele publicou recentemente seu primeiro livro, intitulado Voice Over Wireless LANs -- The Complete Guide (Elsevier, 2008). Sua expertise abrange toda a faixa de tecnologias wireless, incluindo WiFi, Celular 3G/4G, WiMAX e RFID.

















Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.