Entendendo os Produtos Móveis das Comunicações Unificadas (UC) :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Entendendo os Produtos Móveis das Comunicações Unificadas (UC)




Entendendo os Produtos das Comunicações Unificadas (UC) Móveis


Michael F. Finneran, dBrn Associates Inc., 19/08/2009
Fonte: http://searchunifiedcommunications.techtarget.com/tip/0,289483,sid186_gci1365404_mem1,00.html?track=NL-1045&ad=760718&Offer=mn_eh040910UCOMUNSC_Active&asrc=EM_USC_11301372&uid=5714441



Nas duas primeiras seções dessa série, nós definimos comunicações unificadas e seus benefícios e descrevemos as várias implementações tanto as comunicações unificadas (UC) na parte da convergência fixo-móvel (FMC) quanto na parte móvel. Nessa última parte, nós examinaremos um leque de produtos que implementam essas diversas funcionalidades.

O mercado de UC, e em particular o componente móvel do UC, está se desenvolvendo rapidamente, e novas recursos estão sendo adicionados a um ritmo frenético. Dado que, nós não vamos tentar identificar as características específicas de cada produto, porque uma análise assim ficaria desatualizada rapidamente. Além disso, os preços de recursos móveis de UC estão normalmente associados com outras funções, por isso é quase impossível segregar preço específico para a parte de mobilidade. Assim, vamos tentar definir as principais categorias de fornecedores e os recursos genéricos que encontraremos em cada categoria, e identificar algumas das características que os distinguem.



Componentes Móveis das Comunicações Unificadas

Como os benefícios da mobilidade são amplamente reconhecidos, a boa notícia (e, claro, a má notícia) é que há uma grande variedade de soluções UC móveis a se escolher. A solução de UC móvel se moldará a três elementos principais:

• Plataforma de comunicação unificada: A plataforma de UC vai incluir o diretório, aplicação de presença integrada, APIs, e o painel de usuário para acessar os vários recursos de comunicações e de compartilhamento de dados.

• Infra-estrutura de rede móvel: A infra-estrutura de rede deve incluir as redes sem fio, celular e/ou WiFi, sobre a qual a solução UC irá operar. Se a solução envolver handoff de conexões entre as redes WiFi e a celular, se um controlador de mobilidade será necessário para coordenar essa função.

• Dispositivo móvel cliente: soluções móveis UC operaram com SmartPhones onde o fornecedor o oferece como um pacote especial de software cliente, o que limita a escolha dos dispositivos de usuário. Isso pode ser um grande problema se os usuários já estiverem usando um dispositivo para o qual o fornecedor UC móvel não fornece suporte.



Fornecedores das Comunicações Unificadas (UC) Móvel

Fornecedores de UC podem ser agrupados em três categorias principais:

• Vendedores de Comunicações Unificadas;

• Vendedores de IPABX;

• Vendedores de hardware/software FMC auxiliares.



Vendedores de Comunicações Unificadas

Entre os fornecedores de software, a IBM e a Microsoft foram os primeiros fornecedores de plataformas de comunicações unificadas. A oferta da IBM é chamada Sametime e funciona com (ou sem) seu produto Lotus Notes. A plataforma de UC da Microsoft é chamada de Office Communications Server (OCS) e se integra com o Active Directory, Exchange Server e outros elementos da linha de produtos Microsoft.

Tanto a IBM quanto a Microsoft desenvolveram um cliente móvel para SmartPhones que lhes permitem suportar usuários móveis; o da Microsoft é chamado de Office Communicator Mobile, e o da IBM é chamado Lotus Sametime Mobile. Como a IBM e a Microsoft oferecem plataformas UC, suas soluções precisam ser integradas com infra-estrutura física. Para mobilidade, ambas dependem primariamente das redes celular e em especial da rede Wireless LAN (WLAN), o que pode facilitar a integração, mas pode aumentar o custo de rede.

Os fabricantes de plataforma UC estão fortalecendo suas parcerias com os vendedores de infra-estrutura, de modo que podemos antecipar um conjunto mais rico de opções de rede com o passar do tempo. O movimento em direção de soluções universais de telefonia IP baseadas no SIP virtualmente garante mais configurações integradas funcionalmente no futuro.



Vendedores de IPABX

Fornecedores de IPABX têm uma participação importante no mercado UC, no entanto eles perceberam que o seu modelo de negócio poderia ser totalmente incorporado pelos fornecedores de UC. Com efeito, o foco no hardware do PABX está se tornando cada vez mais uma questão menor porque voz se tornou "mais uma aplicação na infra-estrutura de dados" e a disposição tradicional de mesa são suplantados por SoftPhones e dispositivos móveis.

Os principais fornecedores de IPABX, incluindo Avaya, Cisco, Nortel e Siemens, desenvolveram suas próprias soluções UC, embora eles tenham descoberto também que é necessário se integrarem as plataformas UC da Microsoft e da IBM. A Federação de presença é a chave para esses esforços, mas o nível de integração varia, e você precisa distinguir entre os recursos que estão disponíveis nos dispositivos com fio em oposição com os sem fio.

Tendo em conta que infra-estrutura para UC é fundamental, os fornecedores de IPABX também têm sido mais ativos na promoção da convergência da voz em cima de WLAN e fixo-móvel, tanto que o conjunto de opções de rede para suportar suas soluções UC móveis normalmente seja tipicamente mais abrangente. Tanto Avaya quanto Siemens desenvolveram soluções WiFi/celular com controladores de mobilidade que suporta handoffs automáticos, enquanto a Cisco e os demais podem prover isso através de alianças com os fornecedores FMC terceiros.

Os vendedores de IPABX também oferecem seus próprios produtos móveis de UC com nomes como oneX Mobile (Avaya), Unified Communicator Mobile (Cisco) e MobileConnect (Siemens). Eles suportam tipicamente um mix de dispositivos Windows Mobile, BlackBerry e Nokia/Symbian. A Nokia desenvolveu um software para seus aparelhos celulares dual-mode que suporta o protocolo de sinalização SCCP da Cisco para as chamadas transportadas sobre uma rede WLAN. Os produtos FMC e móveis do UC dos fornecedores de IPABX não são totalmente integrados, assim você vai encontrar inúmeras características diferentes e dispositivos suportados por cada um.



Vendedores de hardware/software FMC Auxiliares

Inúmeros fornecedores terceiros também oferecem uma variedade de soluções móveis UC. Agito Networks e DiVitas Networks fornecem soluções móveis UC com handoffs automáticos entre WiFi e celular que podem ser implementados em qualquer TDM/IPABX. A Agito foi selecionada como um parceiro Cisco para fornecer sua solução FMC como parte do anúncio Cisco Motion em maio. Firsthand Technologies, recentemente adquirida pela CounterPath, fornece a sua solução FMC de OEMs para a Nortel e outros fornecedores de PABX.

Juntamente com estes, inúmeros fornecedores estão fornecendo diferentes partes do quebra-cabeça para UC móvel. RIM adquiriu a Ascendent Systems, que oferece uma solução FMC para os dispositivos BlackBerry. Empresas como a Speech Design, Zeacom, OnRelay e Cicero Networks fornecem soluções baseadas em software que dependem fundamentalmente da mobilidade celular, usando-se uma abordagem via única (ou seja, DTMF junto com a voz celular) ou a via duplo (ou seja, a voz celular mais sinalização sobre a rede de dados celular – sobre a rede 3G). Apenas essa última tem o potencial para suportar a faixa ampla de recursos do UC móveis.

Outros, como Tango Networks e NextStep Networks, estão desenvolvendo soluções que as operadoras celulares podem usar para implementar FMC. Finalmente, as empresas como Airvana, Aricent, RadioFrame e Ubiquisys estão construindo FEMtoCELLS, almejando lucrar com a tendência do UC na direção do mercado consumidor final e do mercado de pequenas e médias empresas.




Conclusão

Mobilidade e comunicações unificadas possibilita uma poderosa combinação de recursos para melhorar a produtividade empresarial. No entanto, uma implementação bem sucedida requer mais do que um vago compromisso com a mobilidade. Para iniciar o processo, as organizações devem estudar um caso real de como elas planejam guiar seus negócios daqui a três, cinco e 10 anos à frente, e devem começar a desenvolver planos para a tecnologia que vai suportar essas operações. Mobilidade e comunicações unificadas devem ser elementos-chaves nesse planejamento tecnológico. No curto prazo, as organizações devem começar desenvolvendo as competências internas para implantar e manter as redes e aplicações móveis. Porém, uma coisa é certa. Mobilidade e UC serão essenciais para proporcionar a agilidade que as empresas precisarão para competir no futuro.

Não deixe de conferir o podcast sobre as cinco dicas importantes que profissionais de comunicação precisam saber quando se avalia uma solução UC móvel.





Sobre o autor:
Michael Finneran é um consultor independente e analista da indústria especializado em tecnologias Wireless, comunicações unificadas móvel e convergência fixo-móvel (FMC). Com mais de 30 anos no ramo de implementação de rede e uma grande experiência, Finneran é um especialista amplamente reconhecido na área. Ele publicou recentemente seu primeiro livro, intitulado Voice Over Wireless LANs -- The Complete Guide (Elsevier, 2008). Sua expertise abrange toda a faixa de tecnologias Wireless, incluindo WiFi, Celular 3G/4G, WiMAX e RFID.






   










Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.