Configuração Ativa/Ativa do HA :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Configuração Ativa/Ativa do HA


Configuração Ativa/Ativa do HA


Em um configuração ativa/ativa, um nó fica ativo rodando um ou mais ResourceGroups, e o outro nó fica também rodando um ou mais ResourceGroups.


A desvantagem desta configuração é que a qualidade do serviço pode ser degradada quando uma máquina roda ambos os serviços. Adicionalmente, os recursos são movidos não somente quando as máquinas falham, mas quando elas retornam ao serviço, resultando em duas vezes mais transições de serviços do que as configurações ativo/passivo.


A vantagem desta configuração é que ambos os Nós ficam fornecendo serviço útil, e é geralmente visto como um uso mais eficiente dos recursos do que uma configuração ativa/passiva.


Para instruir o Heartbeat a operar no modo ativo/ativo para clusters da Release 1 (sem-CRM), simplesmente certifique-se de configurar a diretiva auto_failback no seu arquivo ha.cf igual a essa:


auto_failback on


Isso vai assegurar que ambas as máquinas vai rodar os serviços em conformidade com a informação do host preferido no arquivo haresources.


Tipicamente, cada ResourceGroup (grupo de recurso) no arquivo haresources vai necessitar incluir pelo menos um ServiceAddress (endereço de serviço) nele.


Na release 2, simplesmente crie dois grupos, e o Heartbeat vai naturalmente segui-los no arranjo ativo/ativo. A diretiva auto_failback somente se aplica as configurações de haresources estilo R1, e não deve ser aplicado nas configurações R2 (baseado no CRM).


O atributo correspondente para inserir no CIB é o atributo resource_stickiness.




Veja Também

Configuração Ativa/Passiva do HA



Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.