Suporte a Dispositivo Loopback :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Suporte a Dispositivo Loopback




----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Loopback device support

CONFIG_BLK_DEV_LOOP:

Dizer Y aqui vai permitir a você usar um arquivo regular como um dispositivo de bloco; você pode então crier um sistema de arquivo sobre este dispositivo de bloco e montá-lo extamente como você montaria qualquer outro dispositivo de bloco como partições no drive de disco rígido, drives de CD-ROM ou drives de disquete.

Os dispositivos de loop são arquivos de dispositivo de bloco especiais com número major 7 e tipicamente chamado /dev/loop0, /dev/loop1 etc.

Isso é util se você deseja verificar um sistema de arquivo ISO 9660 antes de queimar o CD, ou se você deseja usar imagens do disquete sem antes de gravá-lo.

Além do mais, algumas distribuições Linux evitam a necessidadde de uma partição dedicada Linux mantendo seu sistema de arquivo root completo dentro de um arquivo DOS FAT usando esse driver de dispositivo de loop.

Para usar o dispositivo de loop, você necessita do utilitário losetup, encontrado no pacote util-linux, veja ftp://ftp.kernel.org/pub/linux/utils/util-linux.

O driver de dispositivo de loop pode ser usado tambem para "esconder" um sistema de arquivo em uma partição do disco, disquete ou arquivo regular, usando tanto criptografia (embaralhamento dos dados) quanto esteganografia (ocutação dos dados nos bits inferiores, digamos, de um arquivo de som). Isso é também seguro se o arquivo está em um servidor de arquivo remoto.

Existem várias formas de fazer discos de criptografia. Alguns desses requerem patches ao kernel. O kernel vanilla oferece a opção cryptoloop e um alvo Device Mapper (que é superior, porque suporta todos os sistemas de arquivo).

Se você deseja usar a opção cryptoloop, diga Y tanto à opção LOOP quanto a CRYPTOLOOP, e esteja certo de que você tem uma versão mais recente (version 2.12 or later) do pacote util-linux. Adicionalmente, esteja certo que a opção cryptoloop não é seguro para sistema de arquivo de armazenamento usando o journalling.

Note que esse dispositivo de loop não tem nada a fazer/haver com o dispositivo de loopback usado por conexões de rede da máquina pra ela mesma.

Para compilar esse driver como módulo, escolha M aqui: o módulo será chamado loop.

Muitos usuários poderão responder N a essa opção.

Symbol: BLK_DEV_LOOP [=m]
Prompt: Loopback device support
  Defined at drivers/block/Kconfig:261
  Location:
    -> Device Drivers
      -> Block devices




























Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.