Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP: fevereiro 2011




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Asterisk SCF: VoIP de Porte Enterprise e UC



Asterisk SCF: VoIP em Software Livre de Porte Enterprise e UC

Por Micahel Brandenburg, Editor Técnico
SearchUnifiedCommunications.com, 22/Fev/2011
http://searchunifiedcommunications.techtarget.com/feature/Asterisk-SCF-Enterprise-class-open-source-VoIP-and-UC


O software VoIP open source Asterisk foi inicialmente lançado em 1999, anos antes do advento dos processadores multi-cores, da virtualização de servidores e da computação em nuvem. O software VoIP Asterisk possui uma base significativa de seguidores, com milhares de desenvolvedores contribuindo e melhorando suas funcionalidades, mas a arquitetura subjacente é mais adequado em pequenas implantações. A Digium, o criador do Asterisk e curador, reconheceu que o software open source VoIP precisa ser escalável e ágil o suficiente para se moldar às necessidades das grandes empresas. A empresa está desenvolvendo uma nova plataforma, o Asterisk Scalable Communications Framework (SCF) - algo como, Asterisk infraestrutura de comunicação escalável -, que atenderá as exigências de grandes empresas e de serviços em nuvem, bem como abrir a plataforma para uma ampla gama de desenvolvedores.



A demanda por escalabilidade de VoIP em software livre

O Asterisk é monolítico em sua arquitetura, construída para suportar um único processo ou serviço em um único servidor, de acordo com Steve Sokol, diretor de marketing para o Asterisk da Digium. Esse arquitetura é muito boa para pequenas e médias empresas, mas não é escalável para se moldar às necessidades de uma grande organização. O Asterisk foi originalmente concebido como um PABX multi-funções antes da ascensão das comunicações unificadas, e portanto a tecnologia é essencialmente uma aplicação de voz. Ao mesmo tempo em que a comunidade Asterisk tem contribuído com mais de 120 aplicações auxiliares para adicionar funcionalidades extras ao Asterisk e opções de alta disponibilidade, contudo sua arquitetura ainda é projetada para operar dentro de um único servidor físico. Muitos devotos do Asterisk tem usado a lei de Moore e mais de 10 anos de codificação pesada para expandir o software para além das suas raízes em voz e centrado em uma única máquina. As opções atuais de alta disponibilidade, por exemplo, redirecionam entre um servidor Asterisk mestre e escravo e requerem quase a metade de um minuto para se recuperar de falhas. Entretanto, a arquitetura de único servidor e sua incapacidade de ser virtualizado e distribuído do Asterisk tem limitado o seu apelo em implementação de alta escala.

O Asterisk SCF, que deve sair no final de 2011, é uma plataforma completamente redesenhada que visa resolver as questões relacionadas com desempenho, escalabilidade, tolerância a falhas e extensibilidade na plataforma VoIP do Asterisk.

"O Asterisk SCF nem é um IPABX e nem é um softswitch, mas uma rede de comunicações IP sobre o qual soluções de porte Enterprise podem ser construídas", disse Sokol.

A nova arquitetura do Asterisk SCF gerencia a distribuição e controle de chamada não apenas do tráfego de voz, mas também quaisquer tipos de mídia, incluindo vídeo e mensagens instantâneas. A Digium dividiu o Asterisk SCF em serviços individuais ou blocos funcionais, tais como: midia, bridging, vídeo e gerenciamento de sessão SIP. As empresas podem implementar cada serviço em vários servidores virtuais ou físicos. Esse projeto modular também dá ao Asterisk SCF suas características de alta disponibilidade. Várias instâncias desses núcleos de serviços podem ser implementados em diferentes servidores ou mesmo em diferentes datacenters. Fornecedores e empresas serão capazes de integrar aplicações ao Asterisk SCF para fornecer soluções de comunicações unificadas, tais tais como: call center e serviços de resposta de voz interativa (URA). O Asterisk SCF será de fato um complemento à plataforma original, entregando interfaces SIP que necessita e unindo seus diferentes serviços em uma rede de comunicação IP comum.

"O Asterisk SCF é algo que a Digium precisava fazer para ir além do mercado PME (Pequenas e Médias Empresas). A infraestrutura SCF certamente permitirá à empresa e sua comunidade de desenvolvedores ganhar projetos muito maiores", disse Rob Arnold, analista sênior para comunicação corporativa da Frost and Sullivan.


Sucesso do Asterisk SCF dependerá da comunidade de desenvolvedores

O Asterisk SCF não será uma completa solução de comunicações unificadas extraordinária. A Digium irá oferecer uma amostra de algumas aplicações para demonstrar o potencial do Asterisk SCF, mas vai depender da comunidade de desenvolvedores VoIP de código fonte aberto para construir aplicações que transformará o Asterisk em um pacote completo UC de escala muito elevada. A Digium espera atrair mais desenvolvedores, oferecendo interfaces de programação para aplicação (API) e suporte para múltiplas linguagens de desenvolvimento no Asterisk SCF.

"Você não precisará ser um PhD em Asterisk para desenvolver na infraestrutura SCF", disse Sokol.

A Digium também modificou seu licenciamento de código aberto para o Asterisk SCF. Baseado no GPLv2, os desenvolvedores que liberarem seu próprio código sob um licenciamento similar ao open source terá acesso livre ao Asterisk SCF. No entanto, a Digium cobrará um licença se um desenvolvedor desejar manter o seu código proprietário.


Grandes Organizações abraçarão UC software livre?

Ao passo que o Linux é aceito por todos como uma tecnologia de código aberto de porte Enterprise, o Asterisk SCF precisará provar a si mesmo antes que grandes organizações vá adotá-lo como backbone para sua solução de missão crítica em comunicações unificadas.

"A maioria das empresas escolhem o melhor da tecnologia UC para seus produtos, ao invés de soluções de comunicações de um único fornecedor", disse Arnold. "Embora não possa substituir a principal solução de comunicações unificadas de uma organização, o Asterisk SCF pode seguir seu caminho em empresa para soluções específicas".

Como o Asterisk SCF é código fonte aberto, alguns fornecedores podem usá-lo como uma infraestrutura base de uma tecnologia comercial. As empresas podem instalar tais produtos baseado no Asterisk SCF sem mesmo saber que eles estão executando VoIP código aberto.


VoIP em software livre e UC na nuvem

O Asterisk SCF é uma solução de virtualização de comunicações unificadas por definição de projeto, o que o torna uma tecnologia ideal para implementações em nuvem. Com sua escalabilidade e extensibilidade agregada, o AsteriskSCF será atraente à operadoras de telecom como uma plataforma de soluções de baixo custo, base para hospedagem múltipla em software livre para callcenters virtuais e hospedagem de IPABX baseados em nuvem.

"Os fornecedores de tecnologia em nuvem tendem a estar mais dispostos a abraçar software de código aberto para oferecer soluções aos seus clientes", disse Arnold.






Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.