Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP: outubro 2008




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

domingo, 5 de outubro de 2008

Skype Busca Parcerias para Entrar no Mercado Corporativo




Skype Alavanca Parcerias para Penetrar no Mercado Corporativo

Fonte Original da Informação:
Michael Morisy, Repórter de Notícias
02 de Out de 2008 | SearchUnifiedCommunications.com
http://go.techtarget.com/r/4656569/5714441


Skype, a conhecida companhia de Voz e Vídeo sobre IP, está fazendo a sua incursão mais incisiva na direção do mercado corporativo, e não somente como uma ferramenta de comunicações unificadas (UC) fácil de usar, mas também como uma forma barata para estabelecer ligações internacionais.

"É apenas uma grande ferramenta bastante versátil", disse Zeus Kerravala, o vice-presidente sênior da empresa Yankee Group Research em Boston. "A qualidade do som é excelente; ele é fantástico para pessoas que viajam pelo mundo. Eu penso que é uma ferramenta que todo funcionário corporativo precisa ter".

Há vários anos que o Skype vem se infiltrando sorrateiramente nas empresas, normalmente instalado por usuários finais que conhece o seu uso, ao mesmo tempo em que os departamentos de TI desencorajavam passivamente o seu uso ou quando não faziam vistas grossas à ele.

Com a ferramenta, o medo das empresas que residia no fato de uma possivel abertura de brechas na segurança se o deixasse sem gerenciamento. Porque os empregados poderiam usá-lo para furar restrições da política de segurança corporativa no modo como os arquivos seriam compartilhados e protegidos.

Mas agora o Skype é oferecido com um nível de gerenciamento feito internamente que antes não estava disponível, permitindo que mais e mais companhias o usassem maciçamente.

A Digium, sediada em Huntsville, Alabama, criador e mantenedor do conhecido IPABX open source Asterisk, recentemente anunciou o “Skype For Asterisk”, um novo módulo beta que conecta o acesso Skype diretamente no seu IPABX.

As empresas podem se beneficiar da realização de ligações internacionais, por exemplo, através dos servidores Skype e pagam uma fração do que elas pagariam normalmente por minuto. No entanto, as ligações ainda passariam pelo processamento de chamada, voicemail e funcionalidades de policiamento do IPABX Asterisk.

Como a rede de telefonia pública comutada (RTPC) tradicional ainda permanece operando para a maioria das ligações residenciais com esse tipo de solução, o risco de tentar o Skype é minimizado. Porque ainda que o Skype sofra algum tipo de interrupção de serviço, os usuários ainda podem fazer ligações internacionais sobre a rede legada.

“Sua história básica é que nós podemos fazer isso porque, se pior realmente vir acontecer, nós podemos discar direto”, disse Tom Nolle, presidente da consultoria de telecomunicações CIMI Corp. em Vorhees, New Jersey. “Não existe nenhum custo extraordinário para manter um backup se aqueles experimentarem não funcionamento”.

Os benefícios também retornam de duas formas distintas: uma é simplesmente a economia de custo oferecida pelo Skype. Ligações são grátis entre usuários, e relativamente barata tanto para ligações internacionais quanto domésticas.

“Eu já vi o Skype ser usado principalmente como uma ferramenta UC barata”, disse Kerravala. “Ele deve ser uma das várias ferramentas de comunicações unificadas que nós devemos ter”. O software inclui Chat, transferência de arquivos, vídeo chat e canal de voz para dois usuários Skype bem como para linhas telefônicas convencionais.

Mas mesmo sem a aplicação Skype instalada nos desktop´s, fornecedores como a Digium e a Sunnyvale, e a VoSKY sediada na Califórnia estão permitindo as companhias irem de encontro às baixas tarifas, para fazer roteamento de todas ligações internacionais pela rede do Skype em detrimento da rede pública convencional. O roteamento é feito diretamente do IPABX, significando que os velhos telefones de uma companhia e outra infra-estrutura ainda funcionem perfeitamente.

As companhias que estão tentando o entroncamento com o Skype ou usando a aplicação Skype deve educar os seus empregados a respeito de como usá-lo adequadamente.

“Eu acredito que a política de fechá-lo e de não usá-lo é incorreta, certamente”, disse Kerravala. “Mas você precisa fazer o treinamento para conseguir que as pessoas compreendam os riscos”.

Segurança tem sido uma questão constante para o Skype, ao mesmo tempo em que Kerravala disse que esforços têm sido feitos, mas ainda existem preocupações. Por exemplo, o governo da Bavária foi acusado recentemente de grampear ligações Skype através de uma empresa terceirizada.

“Você precisa entender o que você está adquirindo”, disse Kerravala. “É uma ferramenta pública; não significa que o Skype vai substituir o seu sistema de telefonia corporativo”. Comunicações mais sensíveis provavelmente devem passar por meios mais tradicionais ou mais seguros pelo menos.

Qualidade da ligação é também uma preocupação. Há tempos que o Skype vem trabalhando fortemente para melhorar a qualidade de sua chamada, a natura de par-a-par da rede significa ocorrência de ligações ruim ocasionalmente.

Nolle disse que ligações de alto valor, como uma demonstração de venda ou suporte para um cliente importante, não valem a pena fazer economia, não importa quanto barata consiga ser as ligações. Ligações de rotinas internas, contudo, serão perfeitamente adequadas as economias fornecidas pelo Skype.

Finalmente, o gerenciamento do Skype é criticamente importante a respeito de como tão bem ele é implementado. Muitas das ofertas mais recentes do Skype empresas, particularmente aquelas ligações "tronco" a distância sobre a rede do Skype, exclui muitas das características mais inovadoras, embora cause receios, como multimídia e transferência de arquivo.

Tendo uma idéia clara sobre qual política sua corporação permite ou não ajudará assegurar que você está fazendo a aquisição correta.



Notícias relacionadas:
Colaboração Digium e Skype pra Levar o Skype aos Sistemas de Telefonia Empresariais
British Telecom Adota o Asterisk










Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.